sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Flight


Realização: Robert Zemeckis
Argumento: John Gatins
Actores: Denzel Washington, Don Cheadle, John Goodman e Kelly Reilly

Por onde começar? Denzel, és o maior. Zemeckis, reforma-te.

Depois de uma sequência de abertura arrepiante, o filme prometia ser um dos melhores do ano - e foi, nos primeiros 20 minutos. Depois, resta-nos 1 hora e meia tortuosa de filme-de-sábado-à-tarde manhoso e lento... muito lento.

Previsível e aborrecido, Flight lembra-nos o que pode correr mal quando um filme atinge o seu apogeu na primeira meia hora. Das duas uma, ou o argumento é tão bom e bem trabalhado que nos faz ficar e ver o resto, ou a realização é tão dinâmica que nos esquecemos que o argumento é uma merda. Mas não, nem nisso Zemeckis é bom. Ainda nos tenta cativar com um esgotante excesso de planos cool, nos quais Denzel e Goodman caminham em direcção à câmara com banda sonora de Stones.
Mas os anos '90 já acabaram, e o público ficou um niquinho de nada mais exigente.

E isto para não falar na mensagem assustadoramente religiosa, com diálogos que roçam os discursos da Igreja Universal do Reino de Deus. Ok, é um filme sobre redenção, mas temos que ser mais subtis se queremos fazer uma coisa com qualidade. Um filme não é uma plataforma ideológica, e nem todos estamos disponíveis a ser brainwashed sobre os benefícios de nos entregarmos a Deus e no castigo encontrarmos paz. Até agora, conheci dois autores que conseguiram explorar bem esta situação: Dostoiévski (Crime e Castigo) e Brad Anderson (O Maquinista). Zemeckis não é um deles.

Eu perdoo-o,  porque fez a trilogia do Regresso ao Futuro e o Contacto. Mas depois de três filmes de animação horríveis (Polar Express, Conto de Natal e Beowulf) e esta porcaria: Zemeckis, não me levas mais ao cinema.

Golpes Fortes: Boas interpretações, boa banda-sonora, excelente sequência de abertura.
Golpes Fracos: Mau argumento, realização medíocre, um dos piores twists da história do cinema.
Golpes Curiosos (Spoiler): Zemeckis, ninguém recupera de um coma-alcoólico em 5 minutos com duas linhas de cocaína... know your shit!


10 comentários:

  1. Eu gostei.
    É verdade que, após uma primeira meia-hora inicial muito forte, o filme se arrasta por vezes.
    Alguma pretensões literárias, por demasiado evidentes, irritam - é forçoso reconhecê-lo.
    Mas gostei da personagem e do tema. O Denzel está no topo do seu jogo (a cena em que ele abraça o filho, num misto de raiva e impotência, é das melhores que ele já fez).
    E, acredites ou não, não estava à espera do final! Considero que valeu o bilhete.
    Parabéns pela bela golpada! Keep the posts coming!

    ResponderEliminar
  2. A Morte fica-vos tão bem é uma comédia negra que marcou a minha adolescência!
    Forrest Gump é muito bom... mas é de 94... já lá vai o tempo em que o gajo fazia coisas boas...

    ResponderEliminar
  3. 1º Ele não está em coma, porque fala, move-se e consegue raciocinar ( é ele que se lembra da cocaína)
    2º Não são duas linhas, mas sim 3 e mais uns bafos.
    3º Não conhecemos a qualidade da cocaína.
    Depois, o início está brilhante e o final também seria brilhante se fosse outro, mas nesse caso seria um filme polémico, a classe dos pilotos podia não gostar, as pessoas ficavam traumatizadas e com medo de voltar a entrar num avião. Assim sendo o filme acaba, todos ficam contentes e não se fala mais nisso. Mas com outro final podia ser um murro no estômago e um grande filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah mesmo não estando em coma e assumindo que a cocaína vem da floresta colombiana, 'tava deitado na casa de banho, apagado, com sangue na cabeça e um exagero de garrafas vazias no quarto... 3 linhas e uns bafos e vai comparecer numa audiência fresquinho como se tivesse acabado de acordar? Na minha opinião, muito pouco credível. Mas pronto também não é por aí que o filme peca, é por todos os outros motivos... Há lugares comuns e lugares demasiado comuns.

      Eliminar
    2. Não é bem assim, não é bem assim, quando o Goodman chega ao quarto, ele está sentado na cama a beber café e aquela quantidade de garrafas não é nada para quem bebe um garrafão de vodka.

      Eliminar
  4. Estava a gostar do filme, até ao discurso final. Só faltava a bandeira americana a esvoaçar por trás.
    E fiquei com mais medo de andar de avião desta forma - todo fodido da cabeça é que ele era bom! Quero sempre pilotos assim, drogados ou não, que me salvem a vida qd o avião deixa de funcionar.

    ResponderEliminar
  5. Quero ver este filme, um amigo meu tem uma opinião diferente da vossa.
    Fiquei fã do blog.
    Vocês ganharam-me logo pela imagem do cabeçalho ;)

    ResponderEliminar
  6. Ahah muito obrigado! E querem-se é opiniões diferentes para incentivar à discussão! Vão deixando aqui os vossos contra-argumentos. Aqui vale tudo, principalmente ofensas dirigidas aos dois blogers!

    ResponderEliminar
  7. LOL pensava que ias deixar esta passar meu cabrão

    ResponderEliminar