domingo, 2 de junho de 2013

Conversas de Café - "Então e qual é o melhor elenco de sempre?"

Esta discussão já animou muitas conversas de café, e animará muitas mais para vir. Temos opções para todos os gostos. Há quem prefira filmes com elencos heterogéneos, homogéneos, de porrada, de grandes nomes, de gajas boas ou simplesmente qualquer um que não inclua o Hugh Jackman.

Fiz uma lista de algumas hipóteses que podem ajudar à discussão, mas outras sugestões são bem-vindas. 

1) Con Air: indiscutivelmente  um dos melhores filmes de sempre. Ok, discutivelmente um dos piores filmes de sempre. No entanto, o casting é respeitável - Nicky Cage, John Malkovich, Ving Rhames, Steve Buscemi, John Cusack e Danny Trejo (este não conta).

2) Armageddon: É verdade, qualquer filme com o Bruce Willis tem uma garantia de bom casting. Juntamos Billy Bob Thornton, Ben Affleck (cof), Liv Tyler, Owen Wilson e Steve Buscemi (foda-se este gajo está em todos), e temos um casting de Domingo a doer!

3) The Godfather: Ah, passámos para os filmes bons de repente... Brando, Pacino, Duvall, Keaton, Caan.. Meu Deus!

4) True Romance: Já falámos aqui nele, é um desfile de estrelas em modo under-acting incrível! Temos Christian Slater, Gary Oldman, Patricia Arquette, Brad Pitt, James Gandolfini, Samuel L Jackson, Dennis Hopper e Val Kilmer.

5) The Departed: Este é o mais recente desfile de estrelas. Nicholson, DiCaprio, Wahlberg, Matt Damon, Martin Sheen e Alec Baldwyn! 


Alguém quer acrescentar?

17 comentários:

  1. 6)O homem da máscara de ferro: Um tédio só. Elenco de luxo. Leonardo DiCaprio John Malkovich Jeremy Irons Gabriel Byrne Gérard Depardieu Hugh Laurie...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom elenco, sem dúvida! E eu gosto do filme! Hugh Laurie? Nunca me tinha apercebido lol

      Eliminar
    2. É uma das "aias" do Leonardo DiCaprio... lol

      Eliminar
  2. Desses da lista é impossível escolher um... Porra! Talvez o Godfather, é um clássico, e depois o Armageddon! :)
    O Departed só lhe tirava o Nicholson, desde que vi o The Shining que fiquei com um trauma com o homem...


    (O Hugh Laurie entra no Homem da Máscara de Ferro?? Novidade... lol)

    ResponderEliminar
  3. Liv Tyler e Ben Affleck anulam qualquer outro actor... Mau demais!

    HEAT -> De Niro, Al Pacino, Val Kilmer, Jon Voight, Ashley Judd, Natalie Portman, Danny Tejo (não conta), Jeremy Piven...

    ResponderEliminar
  4. Mushroom: Não podes ter um trauma com o Nicholson! Overcome the fear, man!

    B. : Heat sem dúvida nenhuma! Mas não concordo com essa parte da Liv Tyler... ela mexe comigo desde puto :P

    ResponderEliminar
  5. O Heat é todo um nível, o Padrinho todo um clássico e nem vou incluir filmes de amigos tipo (Ocean's 13 a 45). Eis o que posso acrescentar, no sentido do conjunto de cast que funciona em pleno e não de somar estrelas umas atrás das outras:


    - The usual suspects

    - Royal Tenenbaums

    - Pulp Fiction (e Reservoir Dogs)

    - Inception

    - Goodfellas


    (e por aí em diante)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Royal Tenenbaums grande falha, sem dúvida! Aliás, todos os do Wes, mas com menção especial para esse. Inception também e, claro, os Tarantinos. Só não concordo com o Usual Suspects ou Goodfellas... bons filmes mas elencos fracos. O Usual Suspects 'tá cheio de estrelas classe B, e o Goodfellas só tem para mostrar 3 gajos médio-bons (Liotta e Pesci são médio-bons, o De Niro por esta altura já estava em baixo de forma).

      Eliminar
    2. Mas o que eu gosto no Usual Suspects é exactamente isso, juntares gajos que não são superstars (ainda assim com um Kevin Spacey e um Benicio del Toro pelo meio, juntando um Byrne que, não sendo brilhante é extremamente competente)e possivelmente não resultariam de outra forma e conseguir um filme brilhante, dentro do seu género.

      Já o Goodfellas, em termos de nomes tens razão, mas em termos de ensemble, aqueles gajos foram escolhidos a dedo e se fores a ver filmes/séries de mafiosos que se seguiram, incluindo os Sopranos, vais ver n actores que estiveram neste filme. Aqui gosto, pela dinâmica do cast. Ah e dizer que o De Niro estava em baixo de forma aqui é sacrilégio, isso só no final dos anos 90 é que se começa a notar e pelo meio ainda tens um Awakenings, um Max Caddy ou um Heat...

      Eliminar
    3. Pessoalmente, acho que o DeNiro ficou em baixo de forma no final dos anos '80. Aliás, acho que só esteve em forma nos Scorceses, Missão, Deer Hunter e Once Upon a Time. Heat, Awakenings e Max Caddy já mostram um DeNiro bem neutrinho...

      Eliminar
    4. Discordamos, mas isso é saudável (no Cape Fear especialmente). Por acaso alinho o De Niro e o Pacino em termos de "fading" no final dos anos 90 (embora o Pacino fizesse sempre variações de Pacino, com mais regularidade do que o DeNiro se De Nira).

      A partir daí, poucos papéis marcantes apanhas em qualquer um dos dois, que eles já não tivessem feito melhor no passado.

      Eliminar
  6. Nota prévia: o texto é giro e dá para mandarmos umas farpas mas nunca houve nem haverá um elenco como o de The Godfather. Por Brando, pelos restantes actores e sobretudo pelo que a sua representação significa no Cinema. E por Brando.

    Depois, e assim de repente:

    1) A Bridge Too Far de Richard Attenborough - Dirk Bogarde, James Caan, Michael Caine, Sean Connery, Gene Hackman, Anthony Hopkins, Ryan O'Neal, Robert Redford, Hardy Krüger, Laurence Olivier, Liv Ullmann.
    2) The Thin Red Line de Terrence Malick - Sean Penn, Adrien Brody, Jim Caviezel, George Clooney, John Cusack, Woody Harrelson, Nick Nolte, John C. Rilley, John Travolta.
    3) Apocalypse Now de Francis F. Coppola - Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Dennis Hopper, Lawrence Fishburne, Harrison Ford, Scott Glenn.
    4) Murder on the Orient Express de Sidney Lumet - Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Jacqueline Bisset, Sean Connery, Vanessa Redgrave, Jean-Pierre Cassel.

    A Bridge Too Far então é incrível! Já o vi há muitos anos, provavelmente ainda adolescente, mas vem-me sempre à cabeça quando falamos de "elencos abastados", lol!

    ResponderEliminar
  7. Porra JP isto assim até fico envergonhado! Não sei como me esqueci dos três últimos e relativamente ao primeiro: não só nunca o vi, como nunca ouvi falar. Vou JÁ sacar e sentir-me envergonhado! Não sei como é o filme, mas o elenco tá ganho (para mim).

    ResponderEliminar
  8. Mars Attacks! Ahahahah!

    CLARO QUE SIM!

    ResponderEliminar
  9. Thin Red Line, Rumble Fish e os Marginais do Coppola
    Nuno Rechena

    ResponderEliminar