segunda-feira, 8 de julho de 2013

Despicable Me 2 - Quo Vadis, Portugal?



Caros administradores da ZON-Lusomundo, UCI Cinemas e restantes distribuidores,

O país está em crise. Os juros da dívida aumentam, o investimento diminui. Temos desemprego, desemprego jovem, desemprego menos jovem e até os reformados tentam voltar ao mercado de trabalho.

Neste cenário de miséria e dependência externa, assistimos impávidos e serenos enquanto vimos os nossos jovens a preguiçar em dias de praia quando deviam estar a esforçar-se o dobro do normal. Assistimos enquanto o nosso serviço se torna cada vez pior, enquanto tudo desce de qualidade e as pessoas parecem tornar-se mais incompetentes de dia para dia. Isto são aquelas coisas que não podemos atribuir à crise - a incompetência é sistémica neste país, e a preguiça também.

E no meio de tudo isto, estão os senhores. Os senhores queixam-se que ninguém vai ao cinema, mas também não se lembram de colocar um empregado por sala (até podem ser aqueles que vimos a passear nos corredores sem nada para fazer), para controlar os animais que acham que ir ao cinema é como ver um filme em casa, e que qualquer fala ou twist na história é digna de ser comentada em voz alta, para que todos possamos ouvir o que têm para dizer. Lembram-se de uma altura em que ir ao cinema ainda era uma coisa com o mínimo de classe? Com o mínimo de seriedade? Ainda havia malta para nos sentar, ainda havia um silêncio característico de um "espectáculo" - porque, afinal, é isso que o cinema é.

E, como se tudo isto não fosse degradante o suficiente, existe a escolha de filmes. Não sei que género de anormais é que os senhores empregam para escolher os filmes que vão para cartaz, mas garanto-vos que há gente com mais qualidade disposta a ganhar metade do que eles ganham. E aqui entra a questão "Despicable Me 2".

Não me querendo alongar mais em críticas ao vosso miserável funcionamento, gostava apenas de vos perguntar o porquê de terem adquirido os direitos de distribuição do novo filme de animação "Despicable Me 2" apenas em versão dobrada? Portugal sempre teve esta vantagem relativamente aos restantes países do sul. Enquanto os anormais dos espanhóis e os limitados dos italianos dobram toda a merda que lhes vai parar ao cinema e depois estranham chegarem aos 20 anos sem saber falar inglês, nós conseguimos fugir dessa tradição europeia assombrosa e primar pela diferença. E agora, até nisso regredimos?

Tenho pena, e claramente não se pode colocar as culpas na crise. Se pode servir para alguma coisa, é para distinguir aqueles que são verdadeiramente bons dos medíocres. Mas, infelizmente, país que de medíocres é feito, medíocre há de morrer.

30 comentários:

  1. Deixaste aí os franceses de fora, que esses também dobram tudo, ou dobravam há uns valentes anos atrás!
    Eu já deixei de ver filmes de animação no cinema à custa dessa bosta! E agora já se mancaram em relação aos 3D, andei muito tempo a queixar-me que queria ver alguns filmes e só estreavam cá na cidade em 3D!
    São cepos até dizer chega...

    E também era bonito que a malta que trabalha no cinema soubesse o título original dos filmes... Digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim os franceses também! Esses empertigados que ainda acham que são os maiores e ainda não perceberam que já ninguém fala francês a não ser meia dúzia de países africanos que não interessam a ninguém.

      Eliminar
    2. Opah, não digas isso! Eu nasci lá e ainda falo francês! E não sou empertigada! Hahahahahah :)

      Eliminar
    3. Lol 'tou a brincar, tenho muitos amigos franceses e são boa gente (só um bocadinho empertigados :P)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. argh assino por baixo ! Não só o Despicable Me 2 como o Monsters University, e antes disso o Wreck-it Ralph, Brave.. todos filmes que não fui ver ao cinema porque não havia versão original em lado nenhum. bah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O monsters Uni está dobrado nalguns sítios que eu tive a ver. O que ainda torna mais rídicula a situação do Despicable Me, porque o Monsters é um filme muito mais para crianças do que este. Mas enfim...

      Eliminar
  4. Devia haver porteiro nos filmes... como há nas Discotecas... Além disso, devia haver um segurança lá dentro como há nas discotecas.

    Assim, os putos insuportáveis batiam a bola baixa e percebiam que não estavam em casa. É completamente irritante ver um blockbuster numa 6ª ou num Sábado... INSUPORTÁVEL!

    Ah, e já agora tentem meter sinaléticas a ensinar a mastigar pipocas de boca fechada...

    Viva o Monumental que não há comida que entre...

    ResponderEliminar
  5. É o país que temos oh caralho! Depois queixam-se que já ninguém vai ao cinema porque sacam tudo da net. A verdade é que quem gosta de cinema prefere dar dinheiro para ver os filmes no grande ecrã - mas com o mínimo de qualidade e serviço.

    ResponderEliminar
  6. Concordo em absoluto com este post. A verdade é que há anos que desisti de ver filmes no cinema, e a razão principal é que o custo de um bilhete (que a meu ver é vergonhoso - e depois queixam-se que as pessoas não vão ao cinema) não vale a experiência medíocre, e por vezes até irritante, que o cinema é.

    Podemos começar pelas versões dobradas, que agora começam a ser também as versões em 3D manhoso - ou vês os filmes naquele formato, ou não vês. Depois é o som sempre em alturas de rebentar tímpanos (ok, aceito que isto seja apenas um problema para mim, já reparei que nem toda a gente se queixa do mesmo.). E por fim, e PRINCIPALMENTE, as pessoas... a má educação, os míudos (e adultos!) que não se calam, os casais de namorados aos amassos, o pessoal que ocupa o teu lugar porque "ah, também já se tinham sentado no meu", aqueles que acham que têm de comentar os twists do filme com "pfff, 'tava-se mesmo a ver que isto ia acontecer"...

    Enfim, sei que pareço uma velha a falar de como o mundo de hoje em dia está perdido, mas a verdade é que me custa que já não haja respeito pelo cinema, e principalmente, pelas outras pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só não me queixo do volume porque a) sou um bocado surdo e b) porque abafa o barulho feito pelas outras pessoas lol

      Eliminar
  7. O problema é da pirataria, dizem eles! "Ah eles não vão ao cinema porque sacam tudo pirateado!". Mentira. Eu vou piratear este filme porque não o posso ver no cinema.
    Burros.

    ResponderEliminar
  8. Temos a hora indicada no horário, e a merda do filme começa 10 minutos depois de mamarmos com a merda da publicidade. (Onde andam as apresentações dos filmes?).
    As salas cheias de pipocas no chão, o intervalo e o facto de venderem pipocas e bilhetes na mesma bilheteira.
    Tudo mau!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol é verdade! é uma vergonha! banalizou-se o cinema. correndo o risco de parecer elitista, o cinema devia ser só para a elite! (ok, SENDO elitista)

      Eliminar
    2. Lol "Banalizou-se o cinema"... O cinema foi desde a sua origem um espectáculo popular, um espectáculo de feira. Agora "cinema só para a elite", mas isso lá é coisa que se diga?! tsts O problema é a má gestão das salas... e não quem vai ao cinema.

      Eliminar
    3. O cinema foi desde a sua origem um espectáculo popular?! Lol Essa é nova. O cinema é, na sua origem, um espectáculo de elite. Um espectáculo popular é o circo!

      Eliminar
    4. Lol... O que eu disse é do conhecimento geral, mas mesmo assim deixo aqui uma ajuda:

      https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/2761/17/CINhollywood.pdf

      tsts

      Eliminar
    5. "Estes acontecimentos permitiram a adesão de uma classe
      média mais culta e como consequência, uma mudança na
      narrativa e estética dos filmes. Lentamente foram surgindo
      os primeiros sinais da construção de uma linguagem
      cinematográfica: a montagem paralela e alternada, a escala
      de planos e também os temas abordados, mais familiares,
      educativos e sérios para as salas frequentadas pelos
      cidadãos mais respeitáveis e os temas mais vulgares para as
      classes operárias na sua grande maioria analfabetas. Por
      isso, a criação de heróis os melodramas e o surgimento de
      alguns valores no cinema, como a honestidade e o
      trabalho que resultavam em histórias com finais
      felizes, tinham como objectivo aceder a tipos
      de público mais educado" - Cinema começou aqui. antes disto eram projecções de curta duração para fazer rir. Não me fiz entender bem. Potter e Mélies não fizeram cinema, fizeram experiências. Quando começa a narrativa, vão-se as massas.

      Eliminar
    6. Ahahahahhaa... boa tentativa, mas não... Toda a gente sabe isto, eu dei isto em história no secundário! O cinema como arte popular de evasão. Bem enfim... nem vale a pena...

      Eliminar
    7. Apesar de os argumentos "toda a gente sabe isto" e "dei isto no secundário" serem bastante convincentes, vou tentar não ser muito condescendente e pedir para se pensar um bocadinho pela própria cabeça.

      Ainda que as artes na sua forma mais rudimentar tenham todas origem popular, algumas - como o cinema, o teatro, a pintura, a dança, a música (quase todas, tirando o circo!) - encontram a sua forma nas elites e é aí que amadurecem.

      Foi o que aconteceu com o cinema. O teatro também começou como forma de "evasão popular" e agora não se comem pipocas nem se fala aos altos berros durante uma peça de Beckett!

      Eliminar
    8. Ai ó pá... nem digas mais nada que só te enterras.

      Eliminar
    9. Ai ó pá, também aprendeste a ser monossilábico e burro no secundário ou isso foi uma coisa que amadureceu contigo?

      Eliminar
    10. Aahahahhaha... na ausência de argumentos recorrem ao insulto... lindo... ahahhaha... Pensava que já não existiam exemplares desta espécie...

      Eliminar
    11. Oh amigo... já te fiz dois textos com argumentos e tu respondeste com um "toda a gente sabe isto" e um "ai ó pá". Se não queres que te chamem burro, esforça-te um bocadinho mais. Já que tens pachorra para andar a vir ver as minhas respostas, não te custava nada dizer mais qualquer coisinha.

      PS - não sei porquê mas agora acho que és uma mulher

      Eliminar
    12. Amigo? Tens amigos muito burros oh Duarte...

      Eliminar
    13. Já viste isto? Tenho que começar a ser mais elitista nas minhas companhias...

      Eliminar
    14. Deviam-me agradecer por eu trazer algum conhecimento a este espaço... Mal-agradecidos!

      Eliminar
  9. Má gestão das salas e sem duvida de quem vai ao cinema, que vai porque sim, e não tem educaçã, nem sabe estar.

    ResponderEliminar
  10. Na Suíça eram só as versões originais, usando duas legendas: uma em alemão, outra em francês, simultâneamente. Imaginem metade do ecrã com letras...

    ResponderEliminar