sábado, 4 de maio de 2013

Trance



Realizador: Danny Boyle
Argumento: Joe AhearneJohn Hodge
Actores: James McAvoyVincent CasselRosario Dawson

Ponto prévio: Gosto do Danny Boyle... ele sabe perfeitamente como entreter as pessoas, sabe perfeitamente o que é filmar e acima de tudo sabe contar histórias. Como já disse aqui, adoro quem conta bem histórias.

Estão a ver o Eternal Sunshine of the Spotless Mind? Agora imaginem o que é pegar nesse golpe de génio e fazer um Thriller. O resultado é qualquer coisa como este Trance. Não sendo um filme estrondoso é uma experiência que corre bem.

O filme conta a história de um roubo de uma pintura muito valiosa. Um rapaz envolvido no roubo leva com uma caçadeira na tromba e esquece-se de tudo. Sem que se saiba onde está o quadro, é necessário recorrer a uma perita em hipnose, a sexy Rosario Dawson.

Sobre este premissa pode acontecer muita coisa... que de facto acontece! Acho até que é aqui que o filme peca... O Danny Boyle embora conte bem a história e use e abuse da sua mestria a fazer crescer uma cena de um filme, a verdade é que quer contar demasiadas coisas, está demasiado preocupado com a percepção que o público está a ter do enredo, demasiado preocupado com o que quer esconder do filme... Isso sente-se até na edição! Mas acho que consegue resolver tudo muito bem e isso deixa de ser defeito e passa a ser feitio...

Voltando atrás, ele sabe mesmo filmar... Tem cenas poderosas, tem pequenos planos de corte deliciosos, tem cores no sítio certo à hora certa, sabe perfeitamente como nos deixar confortáveis, ansiosos, desconfortáveis, calmos... tudo!

Quanto a actores, o triplete podia correr mal com o McAvoy (embirro com o gajo... odeio o Atonement... sim, tem um plano de 1000 minutos... e daí? A Fernanda Ribeiro também corria muito e era feia que doía...) no entanto é uma agradável surpresa. O Cassel é fantástico e a Rosario... oh meu Deus... só posso dizer que o filme fala muito das pinturas clássicas e acaba por homenagear os nus que eram sistematicamente retratados nelas... eles todos aparecem nus (parece o Game of Thrones) com principal destaque para 2 full frontals da Rosario AKA melhores maminhas de Hollywood (sim, foi um eufemismo).

Outro bom momento? A homenagem ao Irreversível materializada num extintor!

Bom filme de entretenimento que nos prende. Tem muita coisa previsível mas é tudo muito bem contado. Gostei... mas acho que daqui a 1 mês não me lembro muito do filme. Ainda não consigo perceber este tipo de filme em que não consigo apontar muitas coisas negativa e, mesmo assim, não o achar nada de especial.

Golpes Altos: Realização, crescendo de várias cenas, triplete de representações e... Rosario Dawson nua...

Golpes Baixos: epa...podia ser muito melhor... isso é um pecado porque a premissa é muito boa.

PS: O Cassel tem 47 anos e está SEMPRE impecável. Com uma mulher assim, também eu andava sequinho a vida toda!

5 comentários:

  1. B, acabei de ver o filme no cinema. Estava a espera de mais golpadas da tua parte. A única coisa de que gostei foi da companhia dos meus amigos. Vá e das mamas, aliás, corpo nu da Rosario (mesmo sendo eu uma mulher)também achei piada pela associação às pinturas. Mas a Rosario será para mim sempre a Naturelle do Monty.
    Bem por onde começar? O filme tinha alguns ingredientes para dar certo como, por exemplo, os actores. E até a qualidade de realização do Boyle já provada no Transporting e no Slumdog. Porém e sintetizando que já é tarde: diálogos maus; história fraca onde os aspectos de interesse, como bem dizes, já foram mais bem conseguidos em filmes melhores (Inception, etc.) e até me custa a comparação com o Eternal; o modo como a história é conduzida de trás para a frente (coisa que normalmente me agrada) aqui não elucida, nem cria suspense, é uma repetição que aborrece e não resulta. Logo nem sequer o acho um bom filme de entretenimento.
    Bem é isto.

    ResponderEliminar
  2. Nós já temos esse na towatchlist lá em casa, mas pressinto que o meu homem vai perder-se mais nas mamas da Rosario que no enredo lool

    ResponderEliminar
  3. Eu já queria ir ver o filme, mas convenceste-me com a "Full Frontal Dawson". Melhores maminhas de Hollywodd, subscrevo! Só não percebo essa embirração com o McCavoy, man... eu curto do puto, tem garra!

    ResponderEliminar
  4. @anónimo, gosto do Danny Boyle e gostei de algumas ideias do filme. Ele até nos prende bem... Mas não consegui ser muito cruel embora seja fraquinho...

    @rosa cueca, no fim ele vai gostar mais do filme do que tu...

    @buddy, conquistou-me neste filme... embirro um bocado com ele...

    ResponderEliminar
  5. B. até pode prender no inicio mas depois..já me apetecia sair da sala, impulso raro. Mas pronto, tens que ser mais cruel de vez em quando :) O mccavoy está bem no Ultimo rei da Escócia mais que neste filme. O gajo é bom.

    ResponderEliminar