segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Golpes de Génio - Hotaru No Haka (Grave of the Fireflies)


Realizador: Isao Takahata
Argumento: Akiyuki Nosaka (novel)Isao Takahata

Longe vai o tempo em que os filmes de animação não eram 90% para crianças e 10% para adultos... Todos sabemos que os Japoneses (especialmente eles) sempre nos trouxeram uma percentagem inversa à que se vive hoje em dia quando nos vemos perante filmes de animação, este filme não é excepção e muito outros seguem a mesma regra. 

Estamos perante uma história extremamente real que nos transporta para o final da 2ª Guerra Mundial num Japão destruído pelos bombardeamentos constantes dos aliados.
Neste Japão vive um rapaz (Seita) que tem uma ligação extremamente paternal com a sua irmã mais nova (Setsuko) devido à ausência do Pai que pertence à Marinha Japonesa. A Mãe está presente mas sofre do coração, algo que "obriga" Seita a impor-se como o protector oficial de Setsuko. 

Partindo desta premissa entramos num filme carregado de sentimento e de sensibilidade. O Autor do mesmo tinha 4 anos quando a Guerra começou e 10 anos quando a mesma acabou, assim sendo, o ponto de vista que ele usa para este filme é o de 2 personagens que rondam essas mesmas idades. E ele consegue transmitir essa experiência como acho que nunca tinha visto em nenhum dos 100000000 filmes sobre a 2ª Guerra Mundial.

Vemos uma ligação quase umbilical entre os personagens, algo que se retrata até na forma como andam juntos e ele a carrega às costas ou junto ao peito. 
Takahata desvenda o final do filme logo na primeira cena, é um momento de pura inspiração porque é o primeiro momento em que ele mostra que não está ali para surpreender (no sentido foleiro da palavra), para criar twists, para fazer pensar "será que ele morre?", "será que ela morre?", "será que o Pai volta?", bla bla bla... Não interessa... Ele "limita-se" a contar uma das histórias mais bonitas que o Cinema já viu e que mesmo sabendo o final, nada nos desprende do Filme nem por um segundo.

Foi dos filmes que mais me surpreenderam de sempre... Um dos filmes que fez melhor o trabalho de campanha anti-guerra, seja ele intencional ou não.

Uma história de Amor, das mais bonitas e devastadoras contadas até hoje.


Golpes Altos: A facilidade com que a história se desenrola, não importar como acaba, ser maravilhoso tanto esteticamente como em pequenos pormenores "infantis" do enredo, a banda sonora e o seu incrível timing, tudo... mesmo tudo.

Golpes Baixos: Haver quem nunca tenha visto este filme... 

9 comentários:

  1. Ainda não o vi, mas quero muito ver! Welcome back :)

    ResponderEliminar
  2. Vê mesmo... É um murro no estômago com muita perícia e que vais ter de gostar de receber :)

    Dos 2 escribas sou o que escreve menos mas até o outro pateta anda muito ausente porque está a mudar muitas coisas na sua vida. Ainda assim, isto está vivo!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Vi há cerca de 8 anos, quando vi tudo o que era filme "relevante" de anime, este toca de forma especial, porque além de uma história belíssimamente contada, tem uma profundidade de sentimentos que é muito rara no cinema, de animçaão então nem se fala, actual.
    Adoro estes filmes japoneses, muito porque passam mensagens realmente importantes à nossa formação como seres humanos, muito mais do que contos Disney, (que também têm o seu mérito), mas que estão já muito formatados para o boxoffice, o 3D, diálogos básicos e não autênticas obras-primas, que nos fazem reflectir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase toda a filmografia de animação Japonesa faz este cruzamento do imaginário de animação com a realidade de forma soberba... Só neste ano tens outra obra prima que é "O Meu Vizinho Totoro"...

      Mas este filme tem um peso diferente, é daqueles que te faz querer mudar o mundo.

      Eliminar
  4. Já vi e é um filme simplesmente estrondoso! :)
    Acho que os japoneses estão no top dos tops para este tipo de filmes. E é um filme obrigatório sim! :)

    ResponderEliminar
  5. Há lá coisas! Vi o filme ontem pela primeira vez, e foi um estalo na cara. Porque hoje em dia existem situações semelhantes a acontecer e nós só estamos preocupados com os efeitos da crise. Para mim, são histórias como esta, simples, que me levam a refletir mais.

    Alguns filmes de animação japonesa realmente conseguem aproximar-se mais da realidade do que muito filme com personagens de "carne e osso"´

    Golpistas gostava de ler um post dedicado ao Hayao Miyazaki, especialmente, sobreturo,agora que se reformou da realização de fimes.

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Para além de parecer a Lista de Schindler, dos desenhos animados...............

      Eliminar