domingo, 27 de outubro de 2013

Frances Ha


Realizador:  Noah Baumbach
Argumento:  Noah BaumbachGreta Gerwig
Actores: Greta Gerwig, Mickey Sumner, 

Referências e mais referências.
Gosto de filmes que me levem a outros e a mais outros mas que mantenham personalidade. Filmes que não escondem as suas referências mas mostram que têm algo a acrescentar.
Neste filme vi imenso o À Bout de Souffle, pedra basilar da Nouvelle Vague nos seus impulsos bem como, obviamente, o velhinho Woody Allen e as suas conversetas por Nova Iorque. 

Duas referências ambiciosas que se cruzam com grande eficácia neste filme muito bem trabalhado. Aqui temos uma história romântica de mulheres libertinas cheias de sonhos e ambições, rodeadas por pessoas muito diferentes e estados de espírito instintivos. 

O filme transmite uma proximidade grande com a personagem principal. Essa proximidade é mais eficaz também porque a mesma escreveu o Guião com o Realizador, sabemos que é uma fórmula com algum sucesso desde que o talento exista, e existe. Esta actriz meio "destrambulhada" é uma agradável surpresa e cria uma empatia imediata, quase paternal, com quem a está a ver... Queremos que a vida lhe corra bem porque ela mostra ser transparente de uma forma muito inocente. 

Uma história de procura, de ambição e de desejos por vezes simples mas que fazem toda a diferença na nossa vida. Uma miúda simples que se procura na grande cidade, uma miúda que não tem medo de batalhar à sua maneira, com deambulações sentimentais quase constantes e uma forma de estar no mínimo peculiar. 

Esta sonhadora consegue-nos conquistar e aconselho-vos a seguirem-na neste filme muito bem conseguido que nos deixa com a sensação que ainda é possível reinventar estas histórias simples.


Golpes Altos: Referências muito assumidas e bem trabalhadas, banda sonora, charme em muitos momentos, trabalho dos actores. 

Golpes Baixos: Resolução final demasiado instantânea.

3 comentários:

  1. Que saudades dos vossos posts, pá! :) Lembrei-me agora de aqui vir e dizer que este é um dos meus blogues favoritos (e não só entre os de cinema!), e que, quando tiverem de novo disponibilidade para lhe dar continuidade, cá estarei para partilhar o gosto pela sétima arte.

    Saudações natalícias!

    ResponderEliminar
  2. :)

    Obrigado mesmo!

    Ando cheio de vontade de voltar... Prometo que vai haver um esforço e que será uma das resoluções de ano novo!

    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  3. Ai o pá... agora que a época dos prémios começou e este ano é só grandes filmes, vocês decidem parar com o blog! A ver se arrancam com isto outra vez se faz favor! Cumprimentos

    ResponderEliminar