domingo, 27 de julho de 2014

Ida



Realizador: Pawel Pawlikowski
Argumento: Pawel PawlikowskiRebecca Lenkiewicz
Actores: Agata KuleszaAgata Trzebuchowska

Em tempos com um Amigo costumávamos dizer a brincar que os críticos de Cinema que líamos por aí, só gostavam de filmes polacos a preto e branco... ora... este é de facto um filme polaco a preto e branco mas é dos bons! Fora qualquer presunção comum a malta desinteressante, que gosta de achar piada a coisas que mais ninguém acha mesmo que sejam uma valente merda...

Ida é um grande Filme, Ida é um exercício humano, um teste a dados adquiridos, um choque de realidade e resistência moral.

Uma aprendiz de freira descobre uma Tia que lhe conta tudo sobre o seu passado que até aí desconhecia. Esse passado obriga-a a uma viagem alucinante de sentimentos, uma viagem de testes consecutivos, de novidades que se sentem com as mãos e até se cheiram.

Um "abre-olhos" para a personagem principal que nos dá um pouco de história, um pouco de humanidade e tudo isto envolto num ambiente um pouco frio demais, algo que parece totalmente intencional e que não tira um único pingo de emoção ao filme, penso que o torna mais real e mais duro. Tudo isto sem NUNCA ser lamechas, sem NUNCA conviver com lugares comuns, sempre surpreendente.

A Realização é de topo... tem planos fantásticos onde os personagens parecem um adereço (penso que ajuda à tal frieza), tem outros com cortes no mínimo pouco comuns em filmes desta natureza, tudo isto num preto e branco belíssimo ajudando a contrastar as personalidades das duas personagens principais.

Um trajecto de vida, uma descoberta difícil e uma tomada de decisão fria e racional como o Filme. Grande obra de apenas 80min, mostrando que nem todos os Filmes envoltos na temática da 2ª Guerra Mundial, precisam ter 3 horas para serem bons.


Golpes Altos: Realização, evolução da história, enorme papel de Agata "cenas" (não volto a escrever aquele nome).

Golpes Baixos: A forma e não o conteúdo da última cena da Tia da personagem principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário