sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Oscars 2015 - Querer ou Ganhar?



Vamos deixar-vos aqui o que são as nossas escolhas de melhores do ano nalgumas categorias, e ao mesmo tempo dizer os que achamos que vão ganhar... porque como poderão ver não é bem a mesma coisa :) 

PS: dá para notar que o João viu o Boyhood ontem... e isso é impossível não influenciar tudo... eu vi há algum tempo e sei precisamente o que ele está a sentir... para mim o Boyhood em teoria devia ganhar TUDO de uma ponta à outra... é DE LONGE o melhor Filme do ano e é MARAVILHOSO. Deixa-nos com tudo à flor da pele... mas até isso é giro, um gajo que amou o Boyhood mas viu-o há umas valentes semanas, e outro que o viu ontem... Resultados:


MELHOR FILME
American Sniper
Birdman
Boyhood
The Grand Budapest Hotel
The Imitation Game
Selma
The Theory of Everything
Whiplash

B:
Quero – Boyhood
Ganha – Birdman

Obs: O Boyhood é o filme do ano… e é um prémio merecido quase como carreira para o Linklater. Andou a construir histórias reais ano após ano, a contá-las como se fossem nossas, e neste Filme aingiu o pico. Este prémio devia ser dele. Vai ser do Birdman porque é o Filme da moda, mais hollywood... um ou outro, não serão os comuns vencedores deste prémio, valha-nos isso.

JPFerreira:
Quero – Boyhood
Ganha – Boyhood

Obs: Ponto prévio: dos nomeados ainda não vi Selma e The Theory of Everything mas também não me parece que nenhum entre para estas contas.

Boyhood é de longe o melhor filme que vi este ano (apenas Leviathan se aproxima), uma epopeia delicada e subtil sobre o crescimento, as transformações, a importância do que vivemos, recordamos ou apagamos, e continuamos a viver. A vida como ela é, exposta com uma beleza rara. Tem ganho praticamente todos os principais prémios e ainda bem. Pode ser que a Academia desta vez acerte.


REALIZAÇÃO
Wes Anderson (The Grand Budapest Hotel)
Alejandro González Iñárritu (Birdman)
Richard Linklater (Boyhood) 
Bennett Miller (Foxcatcher)
Morten Tyldum (The Imitation Game)

B:
Quero – Alejandro González Iñárritu (Birdman)
Ganha – Alejandro González Iñárritu (Birdman)

Obs: E porque para mim não faz sentido o melhor Filme andar sempre de mão dada com o melhor Realizador... não faz mesmo... este ano é um caso desses. O Iñárritu foi o melhor Realizador. Um assombro tecnicamente... Merece este prémio e acho que o ganha.

JPFerreira:
Quero – Richard Linklater
Ganha – Richard Linklater

Obs: Quero lá saber dos malabarismos com a câmara, dos cortes e dos planos sequenciais ou dos maneirismos do Iñárritu – o que ele fez, ou tentou fazer, já outros fizeram e melhor. Para mim é simples: o Melhor Realizador deve ser aquele que melhor transmita, através duma obra (se possível de arte), o objectivo a que se propôs. Seja através de tecnicismos assombrosos, da beleza da imagem e ou da simplicidade dos diálogos e da mensagem. Iñárritu, no que se propôs, fez um filme de 6,5; Linklater, no que se propôs, criou uma obra-prima de 9.


MELHOR ACTOR
Steve Carell, (Foxcatcher)
Bradley Cooper, (American Sniper)
Benedict Cumberbatch, (The Imitation Game)
Michael Keaton, (Birdman)
Eddie Redmayne, (The Theory of Everything)

B:
Quero – Michael Keaton
Ganha – Eddie Redmayne

Obs: Incrível o papel do Keaton. Todos achávamos que ele não valia nada e olha... o Redmayne é uma espécie de Russel Crowe na Mente Brilhante... giro, mas já visto, muito visto mesmo.

JPFerreira:
Quero – Steve Carell
Ganha – Eddie Redmayne

Obs: Gostei do Keaton mas fico com o Carell. Papel poderoso, bruto, assustador até. Fazer de louco histérico é mais acessível, personificar uma mente perturbada mas incrivelmente contida é sempre mais difícil. E Carell fá-lo duma forma maestra, encabeçando um trio de actores que está excelente em Foxcatcher. Dito isto, Redmayne é o grande favorito, pelo que me disseram faz um papelão, oscarizável como tudo mas papelão, pelo que duvido que a estatueta lhe escape.


MELHOR ACTRIZ
Marion Cotillard (Two Days, One Night)
Felicity Jones (The Theory of Everything)
Julianne Moore (Still Alice)
Rosamund Pike (Gone Girl)
Reese Witherspoon (Wild)

B:
Quero – Julianne Moore
Ganha – Julianne Moore

Obs: Está mais que entregue. Nem preciso argumentar. Papel gigantesco.

JPFerreira:
Quero – Julianne Moore
Ganha – Julianne Moore

Obs: A nova Meryl? Still Alice é a oportunidade perfeita de ver uma actriz de geração no total e absoluto controlo das suas capacidades, no “topo do seu jogo”. Embora em pólos distintos, Julianne Moore faz aqui o mesmo que Cate Blanchett fez há um ano com a sua Jasmine: personagem “grande”, à medida; interpretação brilhante, sem falhas. Como diz o B, está entregue. 


MELHOR FOTOGRAFIA
Emmanuel Lubezki, (Birdman)
Dick Pope, (Mr. Turner)
Robert D Yeoman, (The Grand Budapest Hotel)
Ryszard Lenczewski and Łukasz Żal, (Ida)
Roger Deakins, (Unbroken)

B:
Quero – Robert D Yeoman, (The Grand Budapest Hotel)
Ganha – Emmanuel Lubezki, (Birdman)

Obs: Adoro a fotografia do filme do Wes Anderson. De todos... e neste acho que ele foi mais longe ainda nas suas taras estéticas... No entanto, cheira a Birdman por todo o lado.

JPFerreira:
Quero – Robert D Yeoman, (The Grand Budapest Hotel)
Ganha – Emmanuel Lubezki, (Birdman)

Obs: Concordo absolutamente com o B. Conceptualmente os filmes do Wes Anderson tendem a ter uma fotografia maravilhosa, é uma das suas grandes forças, e neste realmente parece que ainda voou para toda uma nova direcção. Mas esta categoria técnica parece-me que premiará o Birdman.


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Robert Duvall (The Judge)
Ethan Hawke (Boyhood)
Edward Norton (Birdman)
Mark Ruffalo (Foxcatcher)
JK Simmons (Whiplash)

B:
Quero – JK Simmons
Ganha – JK Simmons

Obs: Está mais que entregue, papel de uma vida.

JPFerreira:
Quero – JK Simmons
Ganha – JK Simmons

Obs: Gostei muito dos quatro restantes actores nomeados e qualquer um deles – sobretudo Ruffalo e Hawke – merecem mais o prémio do que Simmons. Incoerente? Não, explico-me: Fletcher não é uma personagem secundária, isso é uma barbaridade que só a Academia podia proporcionar-nos. É tão o centro nevrálgico de Whiplash como o Andrew de Miles Teller. Se não mais. É um papel de carreira e é principal. Ainda assim, vencedor óbvio na categoria em que o colocaram.


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Patricia Arquette (Boyhood)
Keira Knightley (The Imitation Game)
Emma Stone (Birdman)
Meryl Streep (Into The Woods)
Laura Dern (Wild)

B:
Quero – Patricia Arquette
Ganha – Patricia Arquette

Obs: Ano fraco neste prémio. A Arquette é mesmo a melhor de todas, penso que não há muitas dúvidas.

JPFerreira:
Quero – Patricia Arquette
Ganha – Patricia Arquette

Obs: Nenhum nome incrivelmente destacável. Gostei da Emma Stone (não vi a Meryl e a Laura Dern, em boa verdade) mas o desempenho da Patricia Arquette eleva-se. Keira Knightley? A sério?


MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Alejandro González Iñárritu, Nicolas Giacobone, Alexander Dinelaris Jr, Armando Bo (Birdman)
Richard Linklater (Boyhood)
Foxcatcher (E. Max Frye and Dan Futterman and Bennett Miller Screenplay)
Wes Anderson and Hugo Guinness (The Grand Budapest Hotel)
Dan Gilroy (Nightcrawler)

B:
Quero – Foxcatcher (E. Max Frye and Dan Futterman and Bennett Miller Screenplay)
Ganha – Wes Anderson and Hugo Guinness (The Grand Budapest Hotel)

Obs: O Filme do Wes Anderson vai ter de ganhar qualquer coisa, acho que será este o prémio... No entanto, o Foxcatcher para mim é o melhor destes todos... até seria o Nightcrawler, mas aquele fim estragou tudo...

JPFerreira:
Quero – Richard Linklater (Boyhood)
Ganha – Richard Linklater (Boyhood) OU Alejandro González Iñárritu, Nicolas Giacobone, Alexander Dinelaris Jr, Armando Bo (Birdman)

Obs: O mais admirável em Boyhood, para lá da ternura com que a história é contada, não é o seu próprio conceito? Ou seja, não é a originalidade e a magnitude da ideia e consequentemente do projecto? Logo, não veria forma do Argumento Original não ser merecidamente de Linklater. Todavia, aqui temo um assomo de “invenção de algibeira” da Academia, premiando a ideia incandescente e mirabolante do mexicano. 



MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Jason Hall (American Sniper)
Graham Moore (The Imitation Game)
Anthony McCarten (The Theory of Everything)
Paul Thomas Anderson (Inherent Vice)
Damien Chazelle (Whiplash)

B:
Quero – Damien Chazelle (Whiplash)
Ganha – Graham Moore (The Imitation Game)

Obs: 10-0 aos outros todos o do Whiplash... tudo bem feito, tudo bem construído, tudo a crescer como tem de crescer... perfeito. No entanto, acho que um dos filmes mais fracos do ano vai ganhar este prémio. É o típico caso da 2ª guerra ganhar óscares.

JPFerreira:
Quero – Damien Chazelle (Whiplash)
Ganha – Anthony McCarten (The Theory of Everything)

Obs: Uma vez mais concordo com o B, o Whiplash e Chazelle mereceriam este prémio mais do que ninguém, até porque só está na categoria de Argumento Adaptado porque advém duma curta com o mesmo nome, com o mesmo tema e do mesmo realizador. Ou seja, no fundo falamos dum argumento original. No entanto também acho que será premiado um típico melodrama, nomeadamente The Theory of Everything, que inclusivamente já venceu o BAFTA.


MONTAGEM
American Sniper
Boyhood
The Grand Budapest Hotel
The Imitation Game
Whiplash

B:
Quero – Whiplash
Ganha – Boyhood

Obs: Desculpa Linklater, nem imagino o que terá sido montar tanto filme... e por isso vais ganhar o óscar. Mas a edição do Whiplash é o estrondo do ano para mim.

JPFerreira:
Quero – The Grand Budapest Hotel
Ganha – Boyhood OU Whiplash

Obs: Tal como com a fotografia, a montagem dos filmes do Wes Anderson deixa-me completamente extasiado. É brutal. Mas não me parece que saia vencedor, provavelmente será o Boyhood. Embora o Whiplash já tenha vencido o BAFTA, daí a minha dúvida.


MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Ida (Poland)
Leviathan (Russia)
Timbuktu (Mauritania)
Wild Tales (Argentina)
Tangerines (Estonia)

B:
Quero – Ida (Poland)
Ganha – Ida (Poland)

Obs: Admito que está aqui porque o vi e porque o adorei...

JPFerreira:
Quero – Leviathan (Russia)
Ganha – Leviathan (Russia)

Obs: Daqui vi três: Relatos salvajes/Wild Tales é mediano, não acrescenta muito; Ida é muito bom mas até é de 2013, não entendo muito bem porque foi agora nomeado; mas Leviathan, como disse acima, é para mim o segundo melhor filme do ano. Uma pedrada no charco. Feroz, agreste, desumano quase. Ao nível dos anteriores de Zvyagintsev – que caminha para um dos meus realizadores de culto, como um Audiard.

3 comentários:

  1. Argh...enough com o Boyhood. Para mim um filme que merece um Óscar é um grande filme, do qual me vou lembrar durante anos como "um filme do caraças, pá!".
    Este ano, não há nenhum que eu diga isso verdadeiramente "sentido". Há muitos bons filmes, mas nenhum que tenha mexido com os meus sentidos nevrálgicos.
    O Boyhood é uma história sobre a vida, crua e bonita, bem filmada, mas só tem o buzz que tem pelos anos que demorou a filmar...e por alguns bons momentos de diálogo. (vá, não me espetem garfos nos olhos já).

    Melhor Realizador: Iñarrítu - merece.
    Melhor Actor: Acho que vai ganhar o Keaton - e merece. Já sabemos que fazer de pessoa com deficiência normalmente em dias de nomeações dá backfire, mas estou a torcer pelo Redmayne.
    Melhor fotografia: Budapest hotel.
    Melhor Actriz: Vai para a Moore. Ainda que estivesse muito bem entregue nas mãos da Rosamund Pike. A Marion é fantástica, mas não com o 2 days 1 one night e a Felicity é a nova JLaw wannabe, deitava uma lágrima se alguém lhe desse o pisa papéis dourado.

    De notar faltar o Nightcrawler nas nomeações, pelo menos de melhor actor. Filmaço. Sinto bastante falta do Interstellar e parece-me má vontade.
    Não entendo como o Budapest Hotel entra na corrida para melhor filme, apesar de gostar há muitos anos do Wes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eish, não estamos mesmo de acordo quanto ao Boyhood, Rosa. Para mim é uma obra-prima. De princípio a fim. Aliás, acho que é extremamente injusto resumir o brilhantismo e sobretudo a mensagem do filme à magnitude do projecto.

      Sim, o projecto é homérico e elogiável por isso; mas resumi-lo a isso é, a meu ver, errado. Há interpretações coesas - Arquette e Hawke -, alguns diálogos brilhantes e, acima de tudo, uma descrição do que é realmente a vida, o crescimento, a evolução. A construção do que somos. E o que se recorda e o que se apaga, aquilo que trazemos connosco e o que deixamos irremediavelmente para trás.

      E a ternura e delicadeza com que Linklater filma, edita e conta esta epopeia é duma beleza rara. Apaixonei-me como não me apaixonava há algum tempo.

      Eliminar
  2. Fazendo um rescaldo, não acho que tenha havido grandes surpresas... Talvez os que mais me surpreenderam foram os prémios para argumento original e animação.

    Já vi praticamente tudo o que foi nomeado, falta-me Ida e Leviathan, que espero ver assim que possível!

    Quanto ao melhor filme... Esperava sinceramente que Boyhood ganhasse... De entre os dois favoritos, esse e Birdman torcia pelo Boyhood! E devo confessar que logo após ver o filme fiquei com um misto de "uau" e "finalmente acabou", mas depois de refletir naquele trabalho... brilhante!! Mesmo que não seja por mais nada mas que seja por duas coisas tão dificeis de conseguir atualmente: compromisso e dedicação!
    Foram 12 anos, a mesma equipa, os mesmos atores, comprometidos e dedicados a fazer um filme sem saber muito bem onde aquilo iria acabar, sem saber muito bem qual o resultado final! 12 anos dedicados a um projeto sem nunca o abandonar, e estamos a falar de atores que ao começarem não eram mais que crianças... E ver aquelas mesmas pessoas a mudar naturalmente ao longo de 12 anos... Brilhante!

    ResponderEliminar