quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Golpes Indie - Jeff, Who Lives At Home

Realização: Irmãos Duplass
Argumento: Irmãos Duplass
Elenco: Jason Segel, Ed Helms e Susan Sarandon

Jeff vive em casa da mãe. Jeff fuma ganzas. Jeff tem 30 anos e é solteiro. Jeff vê e revê o filme Signs, à espera que um dia a coincidência dos copos de água se repita - mas desta vez com ele, e não com a filha de Mel Gibson. Jeff acredita piamente que tudo o que acontece na vida, acontece por uma razão e que todos temos um papel a desempenhar neste mundo. Esse papel, segundo Jeff, é determinado pelo nosso próprio percurso, pelas escolhas que fazemos, e é nossa obrigação andarmos atentos aos sinais do universo. Jeff fuma mesmo muitas ganzas.

Esta é a história de Jeff (Jason Segel), do seu irmão (Ed Helms) e da sua mãe (Susan Sarandon). São três pessoas em status-quo, à espera que algo lhes aconteça na vida, mas sem perceberem bem o quê. É a história da importância da família, e da importância da inocência e da boa-vontade, do espírito aberto, do amor e da compreensão. Sinceramente, a mensagem deste filme é das mais bonitas e profundas que tenho visto, mesmo que a forma escolhida não tenha sido brilhante.

Os irmãos Duplass (Jay e Mark) são duas figuras de relevo no panorama indie, sendo este já o seu quarto filme. Jay é o mais introvertido dos dois, mas aquele que mais contribui para a escrita dos guiões. Mark expõe-se mais - tocou numa banda de indie-rock, foi protagonista dos filmes Safety Not GuaranteedYour Sister's Sister e da série The League. Juntos funcionam bem, com as suas diferenças e idiossincrasias. Um pouco como as duas personagens principais deste filme, estes irmãos entreajudam-se de forma a conseguirem uma maior compreensão do universo e daquilo que lhes reserva.

Jeff, Who Lives at Home começa por satirizar os losers deste mundo - os parasitas, os infelizes, os frustrados, os traídos, os coitadinhos - "You spend your whole life waiting to find out what your destiny is. And when you do, it just isn't that exciting.". Mas de repente curva, e dá-lhes uma esperança. É uma chapada de luva branca às mentes mais racionais - pede-lhes que parem, não pensem, se mantenham puros de coração e atentos aos sinais do universo. Quando derem por si, deixaram uma pegada no mundo e, se tiverem sorte, uma que nem o tempo consegue apagar.


Golpes Altos: Os três actores principais. O guião.

Golpes Baixos: A realização não é brilhante, como aliás não é a de nenhum filme dos irmãos. Falta-lhe uma melhor banda-sonora.


3 comentários:

  1. Vi há uns tempos e não me cativou.
    Quer ser tão anti-mainstream que cai no aborrecido, os diálogos têm bons momentos, mas dei por mim a bocejar várias vezes durante o filme.

    ResponderEliminar
  2. É verdade que tem uma parte no meio que fica um bocado aborrecida, mas achei que a qualidade dos dois actores principais acabava por contrabalançar. 'Tá longe de ser um grande filme, mas gosto sobretudo da mensagem.

    ResponderEliminar
  3. Nós todos acreditamos que o crescer a nossa vida vai ser perfeito, mas agora com o serie Togetherness vem para nos ensinar que as coisas não são sempre bem e vamos ver quem traz surpresas em sua segunda temporada

    ResponderEliminar