quarta-feira, 13 de março de 2013

Golpes Indie - Safety Not Guaranteed

Realização: Colin Trevorrow
Argumento: Derek Connolly
Elenco: Aubrey Plaza, Mark Duplass e Jake Johnson

Muitos filmes já foram feitos acerca de viagens no tempo. Uns muito bons, outros muito maus. Mas, no geral, todos inteiramente dedicados à sua temática principal: viajar no tempo. Na maioria dos casos, o argumento vive das problemáticas causadas pela viagem - a relação causa-consequência, a possibilidade de alterar o passado de modo a remediar o futuro, e o grande caos da existência de universos paralelos. Safety Not Guaranteed abraça todos esses temas, mas parece descuidá-los à medida que o tempo passa - deixando-os para segundo plano por algo mais importante, mais interessante e mais valioso.

O filme marca a estreia de mais um promissor realizador independente (Colin Trevorrow) e mais um argumentista instantaneamente premiado (Derek Connolly), que recebeu o prémio de Melhor Primeiro Argumento nos Indie Awards deste ano. E foi bem entregue. O filme vale pelos diálogos, pela história, mas sobretudo pela riqueza dos personagens.

A história ganha com o secretismo, e por isso vou abster-me de comentários demasiado explícitos. Mas quero apenas dizer que, apesar de todos os actores estarem óptimos e as personagens serem todas muito bem trabalhadas, uma destaca-se acima das outras. A personagem de Jake Johnson (não, não é o toninho da guitarra acústica) é secundária. Ele interpreta o mais velho de um grupo de jornalistas determinado a investigar um anúncio colocado num jornal requisitando um companheiro para viajar no tempo. Mas, na realidade, a personagem de Jake vive por si própria e cria uma história paralela, tão bem escrita e bem interpretada que, sozinha, já dava um filme.

O resto do elenco é bem conhecido. Temos a enjoadinha-mor (Aubrey Plaza), o novo ídolo indie (Mark Duplass) e um indiano que - imagine-se - é bom com números.



Golpes Altos: Argumento e realização. Cena final épica. "Dois filmes em um".

Golpes Baixos: Mais uma vez... não era suposto os filmes independentes terem bandas sonoras incríveis? Pois bem, este não tem. Ah e Aubrey Plaza... Bebe uns copos, anima-te. A vida não é assim tão má.

3 comentários:

  1. Só isto pah? É só isto que tens para dizer? Palhaço... Um filme tão fixe... :)

    Adoro a personagem do Duplass, muito bom mesmo.

    O Jake irrita-me e não gosto dele como actor, chateia-me sempre um bocado. Mas sim, aqui está bom e a história dele quase totalmente despregada do resto do filme é muito boa...

    ResponderEliminar
  2. LOL escrevi um bocadinho à pressa por ALGUÉM ainda não me mandou a sua quota parte do Testa-a-Testa :P

    Epah eu curto do Jake, tem aquele ar de pessoa irritante que me faz sentir que há outros iguais a mim!

    ResponderEliminar
  3. What's up everybody, here every one is sharing such know-how, thus it's good to read this website, and I used
    to go to see this blog daily.

    Also visit my blog :: diet plans that work

    ResponderEliminar