sábado, 2 de março de 2013

Welcome to the Rileys

Realização: Jake Scott
Argumento: Ken Hixon
Elenco: James Gandolfini, Kristen Stewart e Melissa Leo

Parece que o sobrinho do Tony Scott agora também faz filmes, e o resultado é bom. Welcome to the Rileys é um filme de 2010 - Então porque raio é que estamos a falar dele? Porque vai estrear nas salas de cinema lusomundo na próxima semana. Pois... Suponho que o tenham achado pouco apelativo, mas mudado de ideias quando perceberam que o rabo nu da Kristen Stewart aparece repetidamente. Mas voltemos ao filme.

Os Rileys são um casal de meia idade interpretados por James "Tony Soprano" Gandolfini e Melissa Leo. Os Rileys perderam a filha de 15 anos num acidente de automóvel. O senhor Riley gosta de fumar cigarros na garagem às escuras. A senhora Riley tem medo de sair de casa. O senhor Riley conhece uma prostituta, e vê nela a oportunidade para "terminar" a educação da sua filha morta. Este é um filme que segue a direcção de muitos lugares comuns, mas de alguma forma parece sempre conseguir esquivar-se deles. É um trabalhado de argumento notável, harmonizado por uma realização matura e original, e com a vantagem de ter três excelentes actores a liderarem.

Acima de tudo, o que este guião consegue é tornar este filme bizarramente credível, tendo em conta o facto de a premissa ser fora do que se pode chamar uma realidade comum. Por isso o que é realista aqui não é a história, são as personagens. A forma como Jake Scott as guia é sublime. James Gandolfini foge mais uma vez da memória de um Soprano eterno, refugiando-se agora na pele de um homem forte mas terno, frágil e solitário. E quanto a Melissa Leo, é sem dúvida uma late-bloomer. Se já estava convencido com a sua interpretação em The Fighter, agora fiquei rendido.

Este é um filme que merece atenção e um bocadinho do vosso tempo. Não vos vai mudar a vida, mas vai permitir-vos identificação e algum exercício de alma. Se não vos disser mesmo nada, têm sempre a oportunidade de ver as ruas de Nova Orleães e o rabo da Kristen Stewart - ambos magnificamente filmados.


Golpes Altos: Um dos melhores trabalhos de argumento que tenho visto. Três interpretações magníficas. Excelente realização.

Golpes Baixos: Se em algum momento acharem alguma estranheza nos diálogos, oiçam com mais atenção: é o som de um diálogo real, e não o de um diálogo de filme. Não encontro golpes baixos.

5 comentários:

  1. Fiquei espantada aqui há dias quando vi o filme na lista de estreias, já o tinha visto há imenso tempo! Pena só se terem lembrado dele agora...

    Como tu dizes o filme está mesmo muito bem conseguido, e o trio de actores fantástico! Já o recomendei a várias pessoas que me criticaram a Kristen Stewart, acho que ela faz um grande trabalho neste filme e não imagino mais ninguém no papel. :)


    PS: Este mês está marcado com a estreia de vários filmes que já vi há algum tempo, Portugal no seu atraso de vida normal...

    ResponderEliminar
  2. Realmente há coisas que não se percebem. Exibir um filme com 3 anos de atraso é coisa à Médio Oriente!

    ResponderEliminar
  3. Já vi, gostei. Estamos sempre ali a torcer pela miúda a ver se este milagre que lhe aconteceu a ajuda a endireitar a vida. É uma boa lição de humanidade. Gostei principalmente da caracterização da Kristen.

    ResponderEliminar
  4. Vi ontem e é mesmo bom... o rabo claro!

    Agora a sério, o filme é bom pa caraças e podias de facto resumir tudo a "Se em algum momento acharem alguma estranheza nos diálogos, oiçam com mais atenção: é o som de um diálogo real, e não o de um diálogo de filme.".

    ResponderEliminar
  5. é de salientar que o B. achou um golpe baixo no filme: Kristen Stewart diz "I don't do anal"

    ResponderEliminar