domingo, 3 de março de 2013

Guilty Pleasure - Bloodsport (Força Destruidora)



Realizador: Newt Arnold
Argumento: Sheldon Lettich (alguém escreve estas coisas?)
Actores: Jean-Claude Van Damme (o resto é poeira)

Queria começar por realçar que ao querer falar deste filme descobri uma pérola. Este realizador foi, nada mais nada menos que Assistente de Realização do 2º filme do Padrinho. Sim, do Padrinho!

Bom, este filme é para mim o filme de eleição no que toca a... como é que é o termo técnico... PORRADA!
Quem for homem e tiver à volta de 30 anos, adora este filme e só está à espera que alguém num jantar diga que também gosta para poder sair do armário de guilty pleasure.

Quanto à história: O Van Damme é Frank Dux (que existiu na realidade), um Americano que é craque em quê? PORRADA! Ouve falar do "Kumite" que se passa em Hong-Kong. Esse "Kumite" é basicamente um concurso de Miss Universo mas da PORRADA! Lá estão os melhores dos melhores no que toca a PORRADA! Os brasileiros com a Capoeira, os Tailandeses com o Muay Thai, os Russos com a força bruta, etc. Está lá tudo e está também o Chong-Li, campeão em título, um gajo com as mamas que fariam inveja à Sofia Vergara e que joga sujo, parte braços, mata gajos... tudo o que um "mau da fita" precisa para ser odiado e temido.

Quem é que ganha no fim quando tudo parece perdido? Frank Dux como é óbvio... Chong-Li lança-lhe um pó que provoca cegueira temporária e a partir daí o filme torna-se numa homenagem aos cegos. Sem ver nada, por ter treinado em casa esta técnica de lutar às cegas, rebenta com o mamalhudo!

Cenas épicas:
- O "teste" de quebrar tijolos antes de entrar no Kumite.
- As mamas do mau.
- As t-shirts do chato do amigo do Frank Dux.
- O Frank Dux a servir chá vendado.
- O Frank Dux a fazer a espargata com os pés em duas cadeiras.

O filme acaba e fez-se história.

Quem não tem guilty pleasures não é feliz como podia!

Golpes Altos - Todas as cenas que já falei, a criação do mau da fita (os filmes de PORRADA são bons no que toca a vilões) e claro... Van Damme... o Belga de boas famílias que o rejeitam como membro por os ter envergonhado com a carreira que seguiu.

Golpes Baixos - Como podem haver? Ok, talvez a gritaria histérica quando o Frank Dux fica cego... Parece que está em pleno Holocausto.

6 comentários:

  1. Há uma outra coisa que é boa no filme e que não relevaste o suficiente: cada um dos estilos de luta que é mostrado (esqueceste-te do kung fu...loool) é lutado por verdadeiros lutadores dessa modalidade. É um dos maiores filmes inter-artes marciais de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  2. Porra, que guilty pleasure tão marcante!

    ResponderEliminar
  3. Jedi, não o disse porque não sabia!

    Maravilha, de facto eram bons demais para serem meros lutadores amadores com jeito para o cinema.

    ResponderEliminar
  4. Muitooo bbooommmmm. Guilty Pleasure assumidissimo

    ResponderEliminar