domingo, 26 de maio de 2013

Conversas de Café - "Epa, o Al Pacino não é assim tão bom..."

E não é malta?

Ele começou por ser um actor com muita qualidade e que prometia imenso. Os seus grandes papéis são de enorme nível e aponto as baterias dos elogios para os Padrinhos, Dog Day Afternoon e claro... o seu "Cool Throne" chamado Scarface! Mais tarde entra num dos melhores filmes de acção da história do Cinema que é o Heat e parece haver esperança nesse filme, parece que o antigo Al Pacino voltou... mas não...

Nesse mesmo filme estamos perante a velha comparação que simplesmente ofende a 7ª arte... De Niro ou Al Pacino? O De Niro é um actor de topo que fez coisas que mais ninguém fez e dificilmente alguém fará... (buddy, atreve-te sequer a trazer de volta a tua revolta...).
Compará-los não faz sentido mas se quiserem falamos melhor disso numa próxima conversa de café.

Por agora só queria dizer que o Al Pacino ao longo do tempo pegou nas suas piores facetas (aquele histerismo muitas vezes excessivo e "over the top") e tornou-as as suas principais características... Não Al... Não tens de ser sempre o Tony Montana... Toma um drunfo qualquer e aproxima-te mais do Michael Corleone...


Nota de rodapé: Eu adoro o Al Pacino, é um gajo que me diverte e simplesmente gosto dele. Ele é de facto "likable" mas isso não faz dele um actor de topo... até porque eu também gosto do Paul Rudd.

12 comentários:

  1. Vou já desfazer esta merda toda!!!!!

    Al Pacino foi, é e será sempre um dos melhores actores de sempre! O De Niro é um verme comparado com ele!

    Pacino VS De Niro? Vamos lá por pontos:

    1 - De Niro tem três grandes papéis na sua história (La Motta, Bickle e o gajo do Deer Hunter que agora não se me vem o nome à memória)

    2 - Pacino tem a melhor transformação de personagem da história do cinema (Corleone), mais dois grandes filmes (Dog Day Afternoon; Scarface) e tem a vantagem de ter 4 papéis enormes em filmes que valem sobretudo por ele (Advogado do Diabo, Perfume de Mulher, Serpico, Carlitos Way).

    3 - Portanto visto assim, o Pacino ganha. Depois podemos juntar a isto o seguimento da carreira de cada um. Foram-se os dois abaixo, mas o Pacino foi com um bocadinho mais de classe. O De Niro só faz merda e 'tá SEMPRE igual.

    4 - O Pacino faz teatro.

    5 - O Pacino é responsável pelo "Searching for Richard the III"

    6 - O B é um parvalhão!

    ResponderEliminar
  2. Isso será tema para outra conversa de Café! A tal comparação que defendes o indefensável :)

    Para já: http://www.youtube.com/watch?v=8QBfsBkgUP4

    ResponderEliminar
  3. PS: Mean Streets, Padrinho II, Taxi Driver, Deer Hunter, Ragging Bull, Once Upon a time in America, King of Comedy (grande papel!), Goodfellas, Cape Fear, Heat...

    Vá lá... Perfume de Mulher e Advogado do Diabo? E Filmes a sério?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mean Streets é terrível. A questão é que o De Niro tem melhores filmes, mas com papéis menos exigentes... Once Upon a Time, Padrinho 2, Goodfellas e Heat não são grandes papéis. O Advogado do Diabo e o Perfume de Mulher são filmes medianos mas grandes papéis!

      Eliminar
    2. Sem o Mean Streets o Scorsese que conheces não existia! Tal como sem o De Niro... quando um actor define a carreira de um realizador como o Scorsese, a discussão acaba? :)

      Nota, Deer Hunter, Taxi Driver e Raging Bull são papeis tais que qualquer tipo de comparação com outro actor é difícil de sequer ser iniciada...

      Eliminar
    3. A questão é que eu acho o contrário. Não foi o De Niro que definiu a carreira do Scorcese, foi o Scorcese que definiu a carreira do De Niro! O De Niro é um labrego que teve a sorte de ser guiado por um grande realizador! :P

      Eliminar
  4. Lol, o que já me ri convosco!
    Não vou opinar muito até porque nos primórdios deste blog tive uma intensa "troca de perspectivas" com o Buddy sobre a carreira do De Niro, onde deixei bem documentados aquilo que me parecem uns 20/25 anos de muita e regular qualidade de De Niro.
    Quanto a Pacino, e embora tenha uma lista de grandes, enormes filmes menores em relação a De Niro, tem papéis icónicos. Como Serpico ou Montana. E arrisco-me até a dizer que, pese a loucura visceral de Bickle e a brutalidade de acting de La Motta, não há personagens maiores no Cinema do que os Corleones, pai e filho. Provavelmente não há.
    Assim sendo, resta-me dizer que adoro e odeio ambos. Pelo que foram e no que se tornaram. Há uns anos atrás tive a infelicidade de ver um filme chamado Righteous Kill, em que ambos contracenavam, na vã esperança de que fosse (minto, se aproximasse levemente) dum novo Heat - o meu crime-film favorito de sempre, a maior prova de que Mann é um génio - e a experiência foi de tal forma penosa e indecorosa que só consegui sentir pena dos actores. Para que haja qualquer ideia do que estou a dizer, entrava o 50 Cent, o Wahlberg mau e a personagem de Pacino chamava-se Rooster. "I rest my case."
    Estes ainda conseguiram envelhecer pior do que Brando. E não era fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relativamente ao Righteous Kill... também caí nesse erro... terrível, terrível...

      Quanto ao Brando, bem verdade - relembro "clássicos" como A Ilha do Dr Moreau, Don Juan de Marco e The Freshman (aquele em que ele goza consigo próprio no Padrinho... muito triste...).

      Relativamente a rires-te desta conversa, depreendo que te estejas a referir às barbaridades expressadas pelo B, o mais ignóbil de todos os cinéfilos do mundo (maioritariamente por não concordar com tudo o que eu digo).

      Eliminar
  5. Impressionante como o Serpico nem é referido, já para não falar dos outros que aparecem nos comentários (Advogado do Diabo, Perfume de Mulher, Donnie Brasco, etc...)

    Depois ainda há o The Panic in Needle Park, o Any Given Sunday, um Shylock inesquecível, uma participação brilhante no Angels in America, um Jack Kevorkian brilhante...

    Fraquinho! Mas lá que é um gajo porreiro, um tipo "likable" - isso ninguém lhe tira... (até já os estou a imaginar aos dois -ele e o Paul Ruud- aí numa tasca em Cacilhas com duas bejecas frescas na mão, combalidos com os destinos do Benfica e da Nação. O Vítor Norte também já aí vem, foi buscar o tremoço...)

    Como diria o nosso grande Maestrinho AVA: a asneira é livre!

    ResponderEliminar
  6. Impressionante como o Serpico nem é referido, já para não falar dos outros que aparecem nos comentários (Advogado do Diabo, Perfume de Mulher, Donnie Brasco, etc...)

    Depois ainda há o The Panic in Needle Park, o Any Given Sunday, um Shylock inesquecível, uma participação brilhante no Angels in America, um Jack Kevorkian brilhante...

    Fraquinho! Mas lá que é um gajo porreiro, um tipo "likable" - isso ninguém lhe tira... (até já os estou a imaginar aos dois -ele e o Paul Ruud- aí numa tasca em Cacilhas com duas bejecas frescas na mão, combalidos com os destinos do Benfica e da Nação. O Vítor Norte também já aí vem, foi buscar o tremoço...)

    Como diria o nosso grande Maestrinho AVA: a asneira é livre!

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito dele mas concordo que parece sempre o mesmo, até a fazer de Shylock(e o shylock dele é de facto inesquecível talvez por isso). O De Niro consegue ter nuances mais engraçadas, prefiro-o. Aliás, até o Dustin Hoffman prefiro ao Pacino (O Lenny dele é tão mas tão bom). Da actualidade o Christian Batem..Bale, Bale, caneco, estou sempre a enganar-me, talvez seja o meu preferido. E depois há sempre o Day Lewis, talvez o melhor de sempre (o facto de ser o Newland Archer talvez influencie a minha escolha)
    Nuno Rechena

    ResponderEliminar