sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Guilty Pleasures – Rocky IV


 

Realização: Sylvester Stallone
Argumento: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young, Carl Weathers, Brigitte Nielsen, Tony Burton, Dolph Lundgren

Noutro dia falava com o B. e chegámos à mesma conclusão: na saga Rocky o primeiro é o melhor, chega inclusivamente a ser um bom filme, mas o quarto é sem dúvida o nosso preferido! É o que mais recordamos de quando éramos miúdos e (muito) provavelmente o que mais vezes revimos nas saudosas VHSs.

E como não?! Desde o pornográfico festim organizado pela entourage de Apollo Creed para receber a comitiva russa (quem não se lembra do teatral Living in America de James Brown?), passando pela aura de mistério, medo e invencibilidade que Ivan Drago transmitia (lendária primeira aparição de Dolph Lundgren no grande ecrã), a morte do melhor amigo nos braços, o sentimento de culpa e a sede de vingança, o drama familiar com a mulher Adrian que desta vez não apoia a decisão, o treino no meio da neve e da tundra russa, os 15 rounds impiedosos até vencer Drago e finalmente conquistar o público e um Politburo que se põe de pé a aplaudir um herói norte-americano.

Para lá do que hoje se entende como um filme-propaganda em plena Guerra Fria, a verdade é que Rocky IV, para a nossa geração, foi simplesmente um filme ímpar, com um herói improvável de carne e osso e um vilão quase indestrutível. E que só com uma épica batalha poderia cair.

"He’s not human…he’s like a piece of iron."

Golpes Altos: A marca impagável que nos deixa por ser um filme tão emblemático da nossa infância. Stallone, Young e Lundgren.

Golpes Baixos: Haverá vários. Claro que há. Mas importam pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário