domingo, 24 de agosto de 2014

Snowpiercer



Realizador: Joon-ho Bong
Argumento: Kelly Masterson, Joon-ho Bong
Actores: Chris EvansJamie BellTilda Swinton, Kang-ho Song, Ed Harris, John Hurt, Octavia Spencer

Tenho um gosto especial por cenários apocalípticos... Nuns filmes isso não passa de um mero Guilty Pleasure, noutros não passa de um fetiche e por fim há uns que são apenas uma prova de bom gosto :)

Este Filme é um bom Filme. É mesmo!

Em Snowpiercer, o mundo gelou e toda a humanidade está concentrada num comboio de alta velocidade. Este comboio está dividido tendo em conta uma hierarquia rígida, tendo na frente do mesmo os membros mais valiosos da sociedade, e no fundo a carne para canhão. Depois disto, depois deste micro-cosmos muito bem trabalhado, temos todas as outras pontas soltas típicas da nossa sociedade, retratadas de forma muito eficaz.

O Chris Evans não me parece que alguma vez se torne um bom actor, mas aqui cumpre o seu papel de herói de forma capaz. Já a Tilda Swinton, deduzo desde já que seja nomeada para melhor actriz secundária nos próximos Óscares.

Voltando ao Filme, é uma luta aparentemente desigual que tem de ser travada. A passagem pelas carruagens é toda uma aula de regimes ditatoriais, de teorias enfiadas no nosso prato sem questões aparentes, de compra e venda de opiniões, de rigidez sem qualquer momento de reflexão sobre a mesma. Tudo isto é uma caricatura do que existe de pior no nosso mundo, de todas as desigualdades e que acabam por provocar uma batalha contra a impunidade dos "seres superiores".

É um Filme fácil de ver, daqueles que quem quiser parar para pensar um pouco pode, e quem quiser apenas divertir-se com um blockbuster cheio de ação também recebe o que quer. Uma espécie de Filme camaleão que é muito mais do que aparenta ser à primeira vista.

Não entendo a estratégia de quem criou o Filme, mas parece-me engraçada esta mistura de boas ideias com todas as dinâmicas típicas de um Filme para massas.


Golpes Altos: Os paralelismos.

Golpes Baixos: Capacidade para tratar os ambientes exteriores ao Comboio, provavelmente por falta de budget.

Sem comentários:

Enviar um comentário