quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

American Sniper


Realização: Clint Eastwood
Argumento: Jason Hall
Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Luke Grimes, Jake McDorman, Cory Hardrict, Keir O'Donnell

“American Sniper is the biggest anti-war statement any film can make. It’s about what war does to the family and the people who have to go back into civilian life like Chris Kyle did and what it does to the people left behind.”

Com esta afirmação Clint Eastwood demarca-se das críticas de pró-guerra e islamofobia que fora acusado e descreve o seu novo filme como um sentido elogio às marcas de guerra e àqueles que têm força e coragem para ultrapassar as lembranças, os traumas.

Podemos concordar ou não – o veterano realizador é um republicano e patriota convicto, além de praticamente toda a sua filmografia assentar numa matriz de “o bem” vs “o mal”, portanto caberá a cada um de nós tirar as suas ilações – mas se há algo que sobressai neste biopic sobre Chris Kyle, o sniper norte-americano com maior número de mortes registado em qualquer palco de guerra em que os EUA tenham estado presentes e que era conhecido pelos seus pares como “Lenda”, é exactamente o foco que Eastwood coloca sobre o stress pós-traumático nos veteranos de guerra e no quão difícil é o regresso a casa, à família, ao quotidiano comum.

E é aí que residem os melhores momentos do filme, os regressos a casa de Kyle (fez quatro tours no Iraque): a dificuldade de ambientação expressa num misto de timidez e incómodo no relacionamento ou simples diálogo com outras pessoas (excelente Cooper nesse aspecto, sempre deslocado), o distanciamento da mulher e dos filhos, ainda crianças, e uma crescente ansiedade de Kyle face a todos aqueles que não pôde salvar e ao dever patriótico de voltar e continuar a lutar pela sua pátria, o seu povo – a cena do reencontro com o irmão à beira do embarque, espelho das diferenças grotescas que existem entre “obrigação” e “missão”.

Paradoxalmente, sempre que a película avança para terreno “inimigo” a qualidade perde-se, ou pelo menos dilui-se; há cenas excelentes, não quero ser mal interpretado – o momento inicial em que Kyle tem a mulher e o miúdo na mira, brutalmente tenso, e de repente o flashback para a infância, ou a inacreditável cena da tempestade de areia em Sadr City, tecnicamente um espanto – mas há demasiado “americanismo” exagerado em palco de guerra, culminado com a vingança pessoal de Kyle (que é antitético com o seu patriotismo e sentimento missionário) e a infeliz cena “à la Matrix” quando Mustafa é abatido.

A verdade é que o realismo contido e quase neurótico que Eastwood consegue transmitir nas cenas de regresso aos EUA – os olhos muito abertos de Kyle enquanto a mulher desespera na cena na cama, ou a psique em transe do militar quando vê e ouve um cenário de guerra que não existe em frente ao televisor desligado, seguida da “explosão” junto à piscina (Cooper novamente forte) –, esmorece e tudo se torna demasiado emocional, demasiado romanceado, demasiado plástico quando a acção voa para o Iraque.

Talvez seja normal, apesar de ser o último grande realizador americano clássico, desde 2008 e do seu maravilhoso Gran Torino – o círculo que se fecha na carreira e na vida de Clint, de Blondie/Joe/Man with No Name a Harry Callahan ou Bill Munny – que o octogenário entrou numa espécie de piloto automático, tocando vários géneros nas suas últimas películas mas sem nunca conseguir voltar a ser brilhante.

Por isso a sensação que fica é que American Sniper não é o que podia ter sido, o retrato cru e desolado da Guerra ao Terror norte-americana, na mesma linhagem de The Hurt Locker, a obra-prima de Kathryn Bigelow; e também não é a grande peça de guerra de Eastwood, mestre em todos os géneros. Essa é Letters from Iwo Jima.

Ainda assim, um filme com qualidade e com momentos grandes. Clint não sabe fazer mal.

Golpes Altos: Não sou fã de Cooper mas tem um bom desempenho, seguro dentro da insegurança e desequilíbrio da personagem. O retrato do stress pós-traumático enquanto veículo de destruição. A cena da tempestade de areia, de cortar a respiração.

Golpes Baixos: A falta de realismo, de contenção dramática, de frieza nos momentos de combate. Há uma heroicidade exagerada, por assim dizer. A cena da “bala lenta”, despropositada.

6 comentários:

  1. Deixa-me acrescentar nos "golpes baixos" a cena incrível do "nenuco" usado como bébé, que toda a gente percebeu. Muito mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, eheh. Um pormenor tão simples e ainda assim falhado. Não entendi.

      Eliminar
    2. É tão mau... Antes de ver o filme tinha lido uns comentários sobre isso no Indiewire, mas nunca pensei que se notasse tanto... O Clint se calhar não gosta de bebés... =P

      Eliminar
  2. Filme de Guerra anti-guerra? O que melhor fez isto de sempre:
    - Grave of the Fireflies

    Já falámos dele aqui: http://unsquantosgolpes.blogspot.pt/search/label/Grave%20of%20the%20Fireflies

    Passando isto, este filme penso que podia ser 10 e foi 7... ele perde-se um pouco ficando-se sem perceber se quer um filme sobre isso que ele diz, ou sobre a guerra, ou sobre o combate aos "savages"... limitou-se a contar a história do sniper, sem querer ir um pouco mais longe...quase documentou com as várias idas a casa, os nascimentos dos filhos, penso que perdeu um bocado o foco da coisa...

    A cena da bala nem o Michael Bay fazia tão má... de resto tudo bem feito tecnicamente, e a cena da tempestade de areia é épica... ÉPICA!

    Daqui a 1 ano lembro-me da história, mas não me lembro do filme.

    ResponderEliminar
  3. Acho que a cena com o irmão também ficou ali um bocado perdida! Nota-se que está em sofrimento e completamente afetado e depois fica-se por ali...
    Tendo em conta que o irmão aparece várias vezes ao inicio do filme como sendo um elemento importante na vida dele, aquela cena fica um bocado sem desfecho...

    ResponderEliminar
  4. Aí não concordo tanto. Aliás, acho que a cena tem um objectivo definido: mostrar que aquele fulgor patriótico meio lunático de Kyle não é partilhado por todos.
    Nem todos os militares combatem por missão e com um sentimento de dever moral, alguns fazem-no por obrigação profissional e outros até são bastante relutantes.
    E essa relutância pode advir inclusivamente de alguém que vem do mesmo sítio, com a mesma educação e os mesmos valores. O irmão. E daí ele ficar tão afectado, como que a reflectir: "Uma merda? Que está ele a dizer? Isto é nosso dever, lutar pela nossa Pátria, salvar os nossos irmãos, acabar com o Mal. Ele está louco ou quê?".

    ResponderEliminar