sábado, 19 de janeiro de 2013

Beasts of the Southern Wild



Realizador: Benh Zeitlin
Actores: Que interessa? Ninguém os conhece...
Argumento: Lucy Alibar e Benh Zeitlin

Um realizador de 3 curtas-metragens decidiu atirar-se para o mundo das longas. Resultado? Nomeações para vários prémios (incluindo os Óscares principais) prometendo em breve um filme em Hollywood, assim daqueles de ação com o John Travolta.

Eu diria que este filme é um cruzamento entre o Where the Wild Things Are com o Black Cat, White Cat. O imaginário de um na imundice caótica do outro.

Uma miúda espertinha e muito charmosa (com uma idade inferior a 2 dígitos... não sei ver idades de putos... mas não chega a 2 dígitos esta...) que vive numa javardeira imensa sem a Mãe por perto e um Pai agressivo e doente.
O filme desenrola-se a um ritmo quase pretensioso por ser demasiado parecido com o génio de Malick (sucessor ou wanna be?), narração, muitos planos instáveis, terra, natureza, coisas muito cruas...

Gostei bastante do filme e gosto mesmo muito da história, no entanto acho que não a contaram da melhor forma... acho que há momentos em que a preocupação de dar um "tom" constante meio voyeur tira intensidade, tira efeito dramático... Propositado? Só o Zeitlin poderá dizer, mas caso o seja é um erro...isto porque não podemos basear um filme numa luta constante, numa dificuldade constante de ligação da criança com o mundo com a rodeia e depois perder intensidade dramática em momentos chave...
Para quem viu, a cena do bordel é de topo... muito muito boa...

É daqueles gajos que precisa fazer mais coisas para perceber se foi um One Hit Wonder ou se é alguém para ficar. Por agora convenceu-me.

Golpes altos: A história é boa, a realização arrisco dizer que é muito boa e o miúda está fantástica...
Golpes baixos: a dificuldade em transmitir emoções em alguns momentos.


PS: Oh buddy, vê lá outra vez o filme...

2 comentários:

  1. Este merecia um Testa-a-Testa. Para mim um filme destes não pode descuidar o conteúdo para celebrar a parte estética... deixa de fazer sentido e torna-se supérfluo e (arrisco dizer)...fashion? Brrrr!! Tremo só de ouvir o termo!

    ResponderEliminar
  2. adoro cinema!
    visista: oburguessocial.blogspot.pt

    ResponderEliminar