quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Life of Pi


Realizador: Ang Lee
Argumento: David Magee (adaptado do Yann Martel)
Actores: Uns Indianos e outro gajo

O Ang Lee depois de andar a brincar aos Tigres e Dragões, aos Cowboys Veados, ao Antigo jogador do Porto e às Tele-Novelas de duas horas, decidiu voltar ao Tigre numa história, para mim, em tudo deliciosa. Voltou a casa como o rapazito bem tentou.

Se há coisa que gosto muito nos filmes são histórias bem contadas... simples, complexas, longas, curtas, isso já me é indiferente... desde que sejam bem contadas. Esta é um excelente exemplo disso mesmo.

Quero lá saber se os críticos acharam um filme menor e com um cuidado exagerado no que toca a estética deitando por terra alguma emoção... Não concordo. Sim, claro que há um cuidado estético acima do normal, ora não fosse o Ang Lee! Mas daí a dizer que se perde emoção? Como assim? Dizem o mesmo dos momentos mais "pálidos" da cultura oriental no Tigre e o Dragão? É parvoíce. Há emoção e muita, há desespero, há esperança, há derrota, há de tudo um pouco e sempre bem retratado... Frieza? Só se for a do Tigre.

Tudo bate certo, não vejo buracos num filme que tinha tudo para dar merda... (peço desculpa pelo meu latim) A história original é fraquinha (acho que é o termo técnico), imaginem isto nas mãos do Michael Bay... Mas não falhou! Ele não se perde nas noites fantásticas que cria, no espelho de água que reflecte tudo sem medos, na floresta viva, no Tigre 100% C.G.I... ele traz-nos isso tudo que não me fascina por aí além, sem NUNCA em tempo algum se esquecer da história que está a contar.

Os papéis? O puto faz um papel complicadíssimo porque apenas "contracena" com um Tigre... E não se safa pior que o Tom Hanks.

Gostei mesmo muito do filme, é daqueles filmes bonitos que sabe mesmo bem ver.
Sim, para levar uma miúda ao cinema por exemplo... Uma pirosada qualquer dessas.

Golpes Altos: Como ele conta a história, a química com o Tigre e os desvarios gráficos do Ang Lee.
Golpes Baixos: Algo previsível a dada altura.


PS: Madagáscar II meets Cast Away?

4 comentários:

  1. Consegui despertar a minha curiosidade...fiquei com vontade de ver este filme!

    Já sei ode vir para ler sobre cinema, filmes e afins...bom blog!

    ResponderEliminar
  2. tive tanto para ir ver este filme. mas achei-o tao cocózinho...

    ResponderEliminar
  3. Cheira-me a diferentes expectativas. Eu não ia à espera de nada de especial e gostei imenso do filme, mesmo não sendo um GRANDE filme deu-me um gozo tremendo vê-lo.

    ResponderEliminar
  4. na mouche! Recomendo a leitura do mestre Ebert sobre o filme muito em linha com o que dizes!
    Mas o maior dos críticos adiciona uma perspectiva genial sobre a utilização do CGI... diz que é o filme onde os vê melhor usados, e faz um paralelo genial sobre o facto do espectator não conseguir distinguir claramente no filme o que é real do que é cgi, tal como se fica a dúvida sobre qual das duas histórias do Piscina é verdadeira... Toca a escolher a preferida!!

    ResponderEliminar