sábado, 23 de fevereiro de 2013

Gangster Squad

Realização: Ruben Fleischer
Argumento: Não existe. Não há.
Elenco: Josh Brolin, Sean Penn, Emma Stone e Ryan Gosling

Eis que chega o maior flop do ano. Ele tem cenas de acção horríveis! BAM! Diálogos absurdos! BAM! Filmagens em slow motion! BAM! Imagem TÃO digital que parece que estamos dentro dum jogo de vídeo! BAM! E claro... Ryan Gosling mega engatatão! BAM! BAM! BAM!

Gangster Squad é um filme à prova de atrasados mentais. Não, mentira. Gangster Squad é um filme para atrasados mentais. Assim é que é. Este é sem dúvida um dos piores filmes que vi este ano, com a agravante de estragar bons actores e fazer-me odiar o Ryan Gosling (já me tinha irritado em Crazy Stupid Love, mas aqui foi longe demais).

Confesso que não percebo se estes actores se venderam pelo dinheiro, ou se estão com problemas de ego e precisam de filmes que os façam parecer uns durões saídos dum clip da MTV. O Sean Penn é um atrasado mental na vida real, disso ninguém tem dúvidas. Mas e o Josh Brolin? É a crise? Não entendo...

O "argumento" deste filme - reparem nas aspas - é decalcado d'Os Intocáveis de Brian de Palma, mas em versão merda! O filme diz-se baseado em factos verídicos, mas é tão absurdo que só mesmo a base é que pode ser verídica. O realizador tem uma carreira dedicada a filmes cómicos, e isso explica as gargalhadas que dei ao longo do filme - mas pelas razões erradas. A piada do filme deriva única e exclusivamente da sua falta de qualidade - como dizia aquele cantor brasileiro: "é rir pra não chorar".

Os personagens são brilhantes. Seguem o molde super-herói, em que cada um é identificável por uma - e apenas uma - característica. Josh Brolin o incorruptível; Ryan Gosling o engatatão (e que vozinha é aquela?); Sean Penn o labrego progressivo ("eu sou o progresso" é a frase mais repetida pela personagem); depois temos um que é bom com facas, outro com pistolas, outro com cabos eléctricos e um que claramente é homossexual e namorado do gajo das pistolas.

Sinceramente... não sei que mais dizer. É triste que ainda se façam filmes assim, e é triste vivermos num mundo onde existem pessoas que gostam deles. Por outro lado, pode funcionar como o tal factor de diferenciação. Mas não se preocupem, não é preciso ser-se um génio para se perceber a mediocridade deste filme - é de caras. BAM!


Golpes Altos: Errr... O guarda-roupa é fixe! Ah e o Ryan Gosling leva um soco no nariz para parar de falar pelo rabo.

Golpes Baixos: Não sei por onde começar...

9 comentários:

  1. Eu já não ía ver o filme. Assim fico mesmo convencido definitivamente.....looool

    No entanto no IMDB está classificado com 7.0 o que significa que não deveria ser mau. Muito estranho !!!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser um belo pudim de merda!

    Se fosse ver seria por tédio, sabendo que seria mau (a minha teoria de que o trailer diz tudo - quem vê a qualidade do trailer, vê a qualidade do filme - raramente me falha).

    Agora se for ver (coisa que duvido, mas nunca se sabe) é para, como diria o Pessanha, saborear os gânglios do (neste causo não "meu") mal!

    ResponderEliminar
  3. Jedi Master, não se pode confiar muito no IMDB, na minha opinião. É bom para termos informação sobre os filmes mas eu ligo sempre mais ao Metascore (que também aparece no IMDB). O Metascore é oficial dos críticos, enquanto o IMDB é de qualquer pessoa que crie sessão no site. Não 'tou a defender os críticos, nem sempre concordo com eles, mas normalmente são mais fidedignos do que as votações do IMDB.

    De qualquer forma, aceitam-se outras opiniões sobre o filme! Eu pessoalmente 'tou arrependido de o ter ido ver, e eu gosto de filmes de acção!

    ResponderEliminar
  4. "O Sean Penn é um atrasado mental na vida real (...)" Check. Só ele para aviar na Robin Wright.
    Mas é apenas e só na vida real, correcto? Porque como actor é dos melhores dos melhores.

    ResponderEliminar
  5. Sim adoro-o como actor, mas este filme digamos que não foi das suas melhores apostas... Aliás, nenhum destes actores tem grande culpa - os diálogos são à prova de representação!

    Master: o trailer é mau, mas não adivinha a enorme merda que é o filme! Não te dês ao trabalho, poupa 6 euros!

    ResponderEliminar
  6. O gajo espanca a mulher, tem problemas de agressividade mas depois tem uma enorme importância na "cena" humanitária mundial.
    Ok, é apoiante do Chávez e isso por si só é como agredir a mulher, mas anda com água pelos joelhos em tudo o que é Tsunami!! Aliás, devia ter sido ele a fazer aquele filme de merda, o "Impossible".

    ResponderEliminar
  7. Prefiro malta que não salva os africanos mas trata bem a mulher. principalmente se a mulher for a lindíssima Robin Wright!

    PS - ser apoiante do Chávez, já me esquecia dessa... muito pior que bater na mulher.

    ResponderEliminar
  8. Eu quero ver, mas pode ser só por causa do Gosling.

    ResponderEliminar
  9. O trailer foi daqueles que não me puxou mesmo nada! Mas já estou a ver que é pelo filme ser mau... lol
    Mas estou como a Cueca, quando sair para "alugar" sou menina para dar uma oportunidade ao filme só por causa do Gosling, quero que se lixe a voz dele, o importante é o corpo e a cara... =D (devaneios de mulheres)

    ResponderEliminar