domingo, 17 de fevereiro de 2013

Guilty Pleasures - Point Break



Realizadora: Kathryn Bigelow
Argumento: Rick King, W. Peter Iliff
Actores: Keanu Reeves, Patrick Swayze, Gary Busey

Estreio esta rubrica esclarecendo que vamos falar de filmes que por vezes são péssimos. No entanto, quem não gosta de um bocadinho de merda de vez em quando? Uns mais que outros, a verdade é que todos temos os nossos Guilty Pleasures, daqueles filmes que vemos e revemos e se estiverem a dar pela 2ª vez na mesma semana no Hollywood, vemos novamente.

100% Pure Adrenaline!

O Point Break é um filme que adoro. Não só é a prova de que podemos ver o Gary Busey quase sóbrio, ao contrário do que temos visto recentemente, como é também um hino à adrenalina adolescente e pós-adolescente.

A história é básica... Johnny Utah, um polícia novato (Keanu Reeves) começa a perseguir pela mão do polícia mais experiente Angelo Pappas (Gary Busey) um grupo de assaltantes de bancos que actuam apenas meio ano e que têm o rabo branco mas o resto do corpo bronzeado. Atacam mascarados de Presidentes dos EUA. Isto é suficiente para colocar a hipótese de serem surfistas e o nosso novato infiltra-se no grupo mais radical da zona para confirmar a teoria do experiente. 
Teoria confirmada, começa o envolvimento emocional do novato com o grupo e especialmente com uma miúda do grupo (quem diria...). Com isto, tudo fica complicado e acima de tudo meio descontrolado acabando com algum sangue e uma onda gigante, a aclamada "Big Kahuna".

O resto? O resto é boa onda, adrenalina, queda livre, rock & roll, drogas, gajas, sexo, assaltos, dinheiro, porrada, polícias bons, polícias maus, perseguições a pé, perseguições de carro, tiros, sangue enfim... uma panóplia de ingredientes que estão sempre presentes num bom filme de ação.

Espera... eu disse "bom filme de ação"? Disse... Disse porque acho mesmo. A história é irrepreensível e o filme desenrola-se com uma naturalidade assinalável. Pouco se pode apontar ao filme no que toca a estrutura e no que toca a narrativa... Tecnicamente? Claro que terá falhas... Mas quero lá saber da realização deste filme ou da fotografia... Quero é ver o que se vai passar a seguir e a seguir mesmo que seja previsível. Quero é ver as ondas, os momentos de adrenalina, a interessante tensão quando o Bodhi (Patrick Swayze) já sabe que o Utah é Polícia, quero é perceber como é que vão resolver isto!

Keanu Reeves é bom actor? Não, não é e nunca foi. Não tem UM grande papel na carreira embora tenha alguns bons filmes (coisas diferentes). Na verdade, o melhor papel dele para mim até é no quase desconhecido Thumbsucker
Patrick Swayze era bom actor? Claro que não... As mulheres muito por culpa do Dirty Dancing não devem concordar comigo, no entanto era um rapaz bastante limitado. 
Ainda assim, fazem uma excelente dupla neste filme.

"If you want the ultimate, you've got to be wiling to pay the ultimate price. It's not tragic to die doing what you love."

Fucking Shakespeare! 

Golpes Altos: História, Adrenalina, "Coolness", Ondas e Piadas do Angelo Pappas (Gary Busey).

Golpes Baixos: Actores e roupas dos anos 90.

4 comentários: