segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Hitchcock



Realização: Sasha Gervasi
Argumento: John J. McLaughlin
Actores: Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson

Um dos maiores realizadores da história do cinema, um dos artistas mais consistentes da nossa história, merecia uma Biografia / Homenagem bem melhor.

Neste filme podemos acompanhar Alfred Hitchcock entre a busca pela próxima história para filmar, até à estreia do seu Psycho.
Em pouco mais de 90 minutos tentam "enfiar à pedrada" todas as velhas histórias do génio. A pancada pelas loiras que escolhia para os seus filmes, a importância do papel da sua mulher, os problemas com os estúdios e a censura, a obsessão pela morte, pelo sexo, pelos problemas que os homens têm e que ele adora trazer cá para fora pervertendo-os ainda mais. No entanto... toda esta suposta biografia é muito duvidosa, cada um com o seu registo mas não é propriamente um filme que retrate uma realidade dogmática.

O Anthony Hopkins está tecnicamente muito bem, mas é um papel cheio de matéria prima para ser trabalhado, ora não se tratasse de uma das figuras mais mediáticas de sempre. Bom resultado final? Claro que sim, o velhote continua muito coeso, mas não achei de todo estrondoso. Nota-se muito que os tiques e as expressões são excessivamente trabalhados, não vi naturalidade nenhuma.
A Helen Mirren está muito bem. Muito bem mesmo. Um papel mais simples, menos trabalhado mas sem deixar dúvida alguma do papel que a mulher teve na vida do tarado do seu marido.
A Scarlett devia ter mais importância no filme, porque as suas loiras eram de facto a maior obsessão do Hitchcock. Mas não... Rabo, mamas e lábios...

A realização tem detalhes bastante interessantes. Tenta utilizar um pouco na técnica do sósia do Churchill (sempre achei isto do Hitchcock), traz suspense em cenas relativamente simples, sugere situações que não estamos a ver mas que imaginamos, mostra muito o lado voyeur do Hitchcock, enfim, gostei do quase bom humor com que o realizador pegou nisto.

No que toca ao formato da história, a quase "vivência" que tentam criar entre o Hitchcock e o suposto assassino do Psycho é interessante e dá algum sumo à história, no entanto peca na concretização. Parece mais um pormenor colocado à "pedrada". Gosto de boas ideias, mas por favor concretizem-nas bem senão não passam de um rasgo pouco coerente.

Um dia que façam o filme do Kubrick, não o façam à pressa nem por fazer... Homenagens merecem todo o tempo do mundo. É que parecendo que não, um realizador que nunca fez nada...dificilmente pegará neste Touro pelos cornos.

Golpes Altos: Homenagem técnica do realizador em detalhes, papéis dos actores principais.

Golpes Baixos: Um filme muito fraco comparando com o que o personagem central merecia.

2 comentários:

  1. está ao nível de um qq telefilme mediano.

    ResponderEliminar
  2. Fraquinho fraquinho... até os antigos telefilmes da SIC me entretinham mais...

    ResponderEliminar