segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Óscares 2013



Melhor Filme: Argo
Embora fosse o favorito, não é de todo o melhor filme do ano. Para mim seria o Amour. Difícil de ver? Sim, mas tem uma dimensão única. Não me lembrarei do Argo daqui a 2 meses. Ainda antes

Melhor Realizador: Ang-Lee
Gostei do óscar. Gosto muito do Life Of Pi e gosto muito do Ang-Lee. Se merecia de caras? Não me parece... Mas os meus favoritos (dos nomeados) eram ele e o Haneke.
A academia deixou de fora o Tarantino, o P.T. Anderson e o Ben Affleck, nenhuma destas ausências se justifica minimamente.
O melhor Realizador do ano para mim, de longe, foi o P.T. Anderson.

Melhor Argumento Original: Django Unchained
Entre este e o Moonrise Kingdom, venha alguém e escolha. Assim foi. Ao menos vimos o Tarantino ganhar alguma coisa.

Melhor Argumento Adaptado: Argo
Bom argumento de facto. Muito bem adaptado. Não é estrondoso mas é coeso. Menos coeso mas mais brilhante foi o Life of Pi.

Melhor Fotografia: Life Of Pi
Quem mais?

Melhor Edição: Argo
Um óscar bem entregue. Tudo bem cortadinho, tudo bem feito. O filme mais profissional do ano merecia até mais óscares técnicos. No entanto, o meu favorito era o Zero Dark Thirty.

Melhor Actor: Daniel Day-Lewis
Continuo a achar que o Joaquin Phoenix no The Master faz o melhor papel do ano. Mas se este óscar servir para destacar o Day-Lewis como o melhor de sempre... Estou de acordo! O único actor da história a vencer 3 óscares de melhor actor principal é, de facto, Top 2 dos melhores de sempre junto do Marlon Brando.

Melhor Actriz: Jennifer Lawrence
O óscar mais ridículo da noite. Se o Argo é um filme muito profissional e uma história bem contada e realizada, o papel da boazona da Jennifer não é nada disto. É meio dark/divertido mas... hey... é um papel que até a Sandra Bullock fazia.
Se a isto juntarmos o facto da Emmanuelle Riva estar nomeada... Então passa a ser um prémio anedótico. Quem conseguia fazer o papel da Riva? Poucas... tão poucas...

Melhor Actor Secundário: Christoph Waltz 
Era o óscar mais difícil. Excelentes nomeações (tirando o De Niro... Trocava-se bem pelo Di Caprio) e tinha de haver um vencedor. Entre Waltz, Tommy Lee Jones e Hoffman, o boneco dourado ficava bem entregue. Ganhou o mais "en vogue".

Melhor Actriz Secundária: Anne Athaway
Mais um óscar parvo. Gosto muito da Anne Athaway, não necessariamente por ser uma grande actriz. A minha preferida para este prémio era a Helen Hunt no 6 Sessions, sendo que se ele caísse nas mãos da Amy Adams (The Master) ou até da Sally Filed (Lincoln) não ficaria muito aborrecido. Agora... Na Anne só porque rapou o cabelo? Mas isto é o The Accused?

Melhor Filme Estrangeiro: Amour
Era o mínimo e foi o mínimo. O filme mais poderoso do ano leva uma estatueta para casa.

Melhor Filme de Animação: Brave
Sei lá... Não vi nenhum... Que dizem vocês?

Nota final bastante positiva para o Seth MacFarlane, um bom host. Com piadas em modo Ricky Gervais soft. Gostei do que vi (não vi tudo, um gajo tem que dormir).


PS: Mia Farrow no Twitter: You can tell who's doing coke.

18 comentários:

  1. Eu já tinha comentado na crítica ao Silver Linings em relação ao Óscar para a Jennifer Lawrence e mantenho a minha opinião que foi pelo rabo!
    Quanto ao resto, não tive grandes surpresas, era o que esperava, não que concorde com tudo...
    O melhor filme esperava pelo Argo ou pelo Amour, mas achava muito estranho o Amour levar os dois óscares visto que tinha a certeza que levava o de melhor filme estrangeiro!
    Quanto a animação, para mim o melhor do ano foi sem dúvida o Frankenweenie do Tim Burton! ;)

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  2. Ninguém consegue substituir o Ricky Gervais à altura ;)

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  3. Ange Lee?! ANG LEE??? Absolutamente ridículo! Dos nomeados, era o Spielberg de caras. Dos não nomeados, era o P T!

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  4. Por acaso não concordo nada que o Spielberg ganhasse. O Lincoln não foi assim tão bom que o justificasse.

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  5. Eu tenho que concordar com o Buddy, foi a seguir à Jennifer Lawrence o óscar que mais me surpreendeu. Depois de ter visto que o Ben Affleck, a Bigelow ou o PTA não tinham sido nomeados, tudo apontava para o Spielberg!

    @Jedi: O Ricky é dos Golden Globes! Ainda não vi a cerimónia de ontem, mas sempre que penso na figurinha do Franco e da Hathaway, penso que é fácil arranjar melhor!

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  6. Surpreendente? Sim...
    Mas há boas surpresas e esta foi sem dúvida uma delas.

    Dos nomeados era um dos meus favoritos.

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  7. Melhor Filme - Amour (o melhor), Django Unchained, Lincoln e Zero Dark Thirty eram melhores do que Argo. Mas melhores de caras, sem margem para dúvidas. E The Life of Pi é, no mínimo, de nível semelhante - no meu gosto pessoal é até um filme mais "especial".
    Melhor Realizador - Haneke. Ou Haneke. Eventualmente Haneke. Ah, e o PT Anderson nem estava nomeado...é piada, certo?
    Melhor Argumento Original - Bem atribuído. Ou então que fosse para o Amour.
    Melhor Argumento Adaptado - Aceito.
    Melhor Fotografia - Check.
    Melhor Montagem - The Life of Pi era um vencedor mais justo (dá para perceber que não gostei do Argo ou não?)
    Melhor Actor - Faço minhas as palavras do B.: o papel do Phoenix é mais forte, mas a escolher alguém para bater o mítico recorde, que seja o Day-Lewis.
    Melhor Actriz - Exemplo dos Óscares em modo nonsense. Na impossibilidade de avaliar o papel da miúda de Beasts of the Southern Wild, as outras actrizes têm papéis estupidamente melhores do que o da Jennifer Lawrence. A reter: o facto desta actriz não ter sido galardoada pelo papelão que fez em Winter's Bone, com 18 ou 19 anos, e vencer a estatueta com este, diz muito da festa popularucha em que se tornou a cerimónia da Academia.
    Melhor Actor Secundário - Faço novamente minhas as palavras do B. Mas o papel do Seymour Hoffman é doentio.
    Melhor Actriz Secundária - Não consigo dar opinião porque não vi Les Misérables. Mas é preciso ter sido um papelão para ser superior ao que a Amy Adams fez no The Master.
    Melhor Filme Estrangeiro - As I said it would be...

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  8. Ver filmes é fácil, analisar é que é mais difícil.

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  9. Zero Dark Thirty não é melhor que o Argo nem fodendo! Nem o Lincoln. Só o Amour é que tinha precedência, mas já se sabe que estrangeiro leva melhor filme estrangeiro... Ang Lee melhor realizador é um escândalo. Premeia-se a originalidade em detrimento da qualidade e da sobriedade. Sou um conservador, acho que realizações como as do Lincoln e do Argo são incríveis! O Ang Lee não tem, para mim, um único filme bom na sua carreira. Odeio-o. lol

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  10. Eu diria que o Zero Dark Thirty é muito melhor que o Argo ATÉ fodendo...

    Quanto à opinião sobre o Ang-Lee, depois do que já disseste do De Niro, acho que a malta não vai ligar muito :)


    PS: Sobriedade só mesmo com muita qualidade, caso contrário é mais do mesmo. Gosto do risco, quando o risco se alia à qualidade aparecem momentos históricos no Cinema. Sem risco não havia Hitchcock, Kubrick, PT Anderson, David Fincher, darren Aronofsky, Christopher Nolan e até o Coppola ou o próprio Spielberg... Se fossem todos conservadores e sóbrios...

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  11. Buddy, sabes aquele filme completamente indiferente, que se vê sem desdém mas que também não deixa qualquer sensação quando saímos da sala? É o Argo.
    Históriazinha americana bem contada com uma meia-hora final a bater insistentemente no sofrível. E leste bem, não me enganei: sofrível!
    E tem assim tanto mérito porquê? Por ser "sério" e "bem contado"? Oh Buddy, os livros da Agustina também são sérios e bem contados e nunca mais pegamos em nenhum logo que saímos do liceu, pa!
    Amour, Django Unchained ou The Master não são qualitativamente comparáveis a Argo, é que nem jogam na mesma liga; quanto ao Zero Dark Thirty faço minhas as palavras do B., inclusive na parte da foda; e até o Lincoln, que não adorei, é "mais filme".

    P.S. - Brokeback Moutain não é um bom? Rectifico, não é muito bom? É que se não é...

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  12. Apenas um aparte, sei que ao dizer isto condeno milhões de pessoas, mas gostava que os Anónimos que comentam em blogs, sites, se identificassem.
    Anonimato discursivo e opinativo é estúpido. Não me ocorre outra palavra para defini-lo melhor. Estúpido.

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  13. Epah quanto ao Argo já vi que discordamos completamente. Acho-o um excelente filme, importantíssimo politicamente, muito enriquecedor e cheio de boas interpretações. É um trabalho de guião perfeitinho. E apesar de não adorar a Agustina, é inequivocamente brilhante.

    Claro que gostei mais do Amour, do Master e do Django - não há discussão nesse ponto.

    Agora... Brokeback Mountain? Não 'tou a perceber JP. Esse filme não é sofrível, é invisível! Odiei!

    O Zero Dark é um mistério para mim. Não entendo como é que se pode adorar o filme... É um filme chato, com personagens bi-dimensionais e alguns diálogos que roçam o rídiculo - I'm the motherfucker who found him? - depois claro que tem qualidade. 'Tá bem filmado, mas é sustendado exclusivamente pelo que simboliza para os americanos.

    Mas enfim, suponho que o cinema seja isto mesmo. Opiniões diferentes. Todas válidas menos as do B, que são nojentas. B, odeio-te mais a ti que ao Avatar!

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  14. Ok, essa dica é péssima. Mas é suposto ser cómica, não é suposto ter a intensidade dramática da Motherfucker Dark Thirty!

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  15. A Motherfucker era claramente o "quebrar o gelo" do momento, é óbvio que tem um "tom" cómico.

    Se bem que acho que falta ali uma cena em que o Soprano diz a alguém "i wann know the motherfucker who had this idea..." e depois ela dizia aquilo na reunião!

    Mas não... foi solto...

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  16. Sim aí ficava logo outra coisa. Mas continuo a achar-te um gajo intratável.

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  17. Gostei muito do Brokeback Mountain! É a história simples e bonita dum amor impossível. Tecnicamente irrepreensível - a fotografia e os cenários então são maravilhosos - e com um desempenho fortíssimo dum actor que podia ter marcado uma geração (merda para as dependências e depressões!).

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  18. Realização incrível do Argo, acho que não. Eu vi, pelo menos, um erro de realização bastante básico.O Ben só fez má figura com tanta queixinha por não ter sido nomeado. O Tarantino também não foi e não andou a fazer figuras tristes.

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