domingo, 31 de março de 2013

Guilty Pleasures - Con Air (Fortaleza Voadora)

Realização: Simon West
Argumento: Scott Rosenberg
Elenco: O melhor de sempre a seguir ao Armageddon!

Há filmes bons, filmes muita bons, filmes que não mudo de canal se estiverem a dar, e há o Con Air. Objectivamente, Con Air é um Golpe de Génio. Tem um argumento sólido (dentro do género), um elenco de luxo, grandes personagens, cenas de acção maravilhosamente filmadas e... ah! espera... temos o problemazinho dos diálogos. Ok, objectivamente Con Air não é um Golpe de Génio. Mas é um dos meus filmes de acção preferidos.

Nicky Cage é Cameron Poe - uma arma humana tão mortífera que, mesmo quando dois bandidos tentam violar-lhe a mulher e esfaqueá-lo, acaba por ser enviado para uma prisão de alta segurança sob o argumento de que "Epah Nicky, tu és TÃO forte a dar pancada, que 'tás proibido de o fazer. Por isso, a próxima vez que alguém te tentar comer a mulher e esfaquear, põe-te masé quieto!". Eu percebo, e acho que também deviam proibir o Nicky de usar cabelo comprido. Só porque não está certo alguém ter TANTO estilo!

E assim, o Governo dos Estados Unidos comete o maior erro desde o Vietname, e larga Nicky Cage num avião de alta-segurança, destinado a transportar os maiores, mais rijos, mais feios criminosos do mundo - e o Steve Buscemi - para outra prisão de alta-segurança. E quem é que está lá dentro? John Malkovich, Ving Rhames, Danny Trejo, Dave Chappelle (han?), um gajo chamado "Coisa do Pântano", um travesti espanhol, Steve Buscemi e um pobre desgraçado que ameaça o coelho de peluche do Nicky Cage... BIG MISTAKE!

E, como se o elenco não estivesse já incrível, ainda acrescentamos John Cusack como "toninho adjuvante" e uma gaja muita gira como mulher fiel que ia sendo violada mas depois esperou anos pelo regresso do seu marido. Meu Deus, estou sem fôlego. Que filme!!!

E só para terminar em grande, digo-vos que o senhor responsável pelo argumento do filme, Scott Rosenberg, é um prestigiado argumentista de Hollywood, que transformou em guião o livro High Fidelity do Nick Hornby, escreveu a minha comédia romântica preferida de sempre - Beautiful Girls - e ainda um clássico dos teen-movies dos anos '90 Disturbing Behavior. Por isso, e por todos os motivos evocados em cima, e por mais alguns que agora me escapam, Con Air é um Guilty Pleasure assumidíssimo e domingueiro. E como hoje é domingo de Páscoa, não resisti ao pior trocadilho de sempre: 'put the chocolate bunny back in the box'. Desculpem.


Golpes Altos: Elenco de luxo, cenas de acção, elenco de luxo, cenas de acção...

Golpes Baixos: Nicky... há um certo ponto na vida de um homem, em que o cabelo já não é suficiente para se usar comprido... 'Ah, mas o Santana Lopes também usa!' Eu sei... Mas o Santana Lopes não é exemplo para ninguém... em nada... muito menos em estilo. Danny Trejo, tu... podes usar o cabelo como quiseres... não tenho nada a ver com isso.

9 comentários:

  1. Ahh... Aquele aconchego que sentimos quando nos lembramos que o Nicky ainda fez filmes de homem (lembor-me logo do Delito em Red Rock West). Concordo em absoluto e aprecio as referências.

    ResponderEliminar
  2. ADORO ESSE FILME! Lara Flynn Boyle era um sonho de mulher!!! E eu sou um fã do Nicky Cage, até acho que os bons papéis dele compensam os maus (se bem que os maus são em maior quantidade).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D o Twin Peaks deixou-me a sonhar por alguns anos! E o Jack chamou-lhe um figo... No meio disso tudo, é boa actriz!

      O John Dahl até é daqueles realizadores com que simpatizo, só tenho pena de estar entregue à TV. Não é artista, mas não compromete. Nos dias de hoje isso vale ouro lol

      Eliminar
  3. Ela no twin peaks 'tava no seu auge! Ela e a Sherylin Fenn! John Dahl fez o Rounders e agora parece que fez uns episódios de Justified, só por isso já gosto dele!

    ResponderEliminar
  4. No meio disto tudo só tenho um pequeno reparo a fazer: na altura desse filme o Nicky podia usar o cabelo como bem quisesse!!

    De resto, não há mais nada a retirar ou acrescentar! =D

    ResponderEliminar
  5. O meu problema com o Con Air são dois, alias: o Nicolas Cage, que desde que fez aquele filme tenebroso em cima da mota destruiu o passado da sua carreira, ele que me perdoe (muito à Christian Bale, que adoro, mas que não consigo tolerar no Batman porque é sopinha de massa e me desconcentra e não consigo focar-me no resto) e a piada fácil Conair.

    ResponderEliminar
  6. Lol o Nicky tem vindo a destruir a sua carreira a pouco e pouco. Eu acho que ele não joga com o baralho todo. Mas quanto ao Bale, não posso concordar contigo. Melhor Batman de sempre. Épico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta última vaga de Batman está muito bem conseguida, mas experimenta ver os filmes atento ao Christian a falar através da máscara. Cannot be unseen.

      Eliminar
    2. Lol é verdade, é verdade... Mas eu pessoalmente já fui acusado de ficar ligeiramente sopinha de massa quando bebo, e tenho a desvantagem de não combater o crime nas horas vagas... Por isso, não posso criticar ;P

      Eliminar