terça-feira, 16 de julho de 2013

Conversas de Café - "Há realizadores que não sabem envelhecer..."

Já foi aqui discutido o mau envelhecimento de certos actores de Hollywood. Os últimos filmes de monstros como Al Pacino, Robert DeNiro, Johnny Depp e até o falecido Marlon Brando foram flops que ameaçaram terminar carreiras gloriosas da pior forma possível. Mas os actores não são os únicos a padecer desta virose.

Ao analisarmos a carreira de realizadores como Danny Boyle, Guy Ritchie, Brian De Palma, Oliver Stone, Tim Burton e até o grande Coppola é como se estivessemos a assistir ao cansaço de uma antiga Miss Universo cujas plásticas não escondem um diabólico apetite por donuts.

Vamos por partes, e corrijam-me se estiver errado (ou não corrijam, qué p'ra eu não m'irritar).


1) Danny Boyle fez Shallow Grave, Trainspotting, The Beach, Millions e o espectacular Sunshine. E depois não vai de modos, e sai-se com a desgraça premiada que é o Slumdog Millionaire e a desgraça (por enquanto) não premiada que é Transe.

2) Guy Ritchie... Era tão bom quando ainda era um chunga inglês. Agora tem a mania que tem classe, mas perdeu o toque. Rock'nRolla é uma imitação barata dos seus primeiros sucessos e os Sherlock Holmes são filmes de entretenimento sem grande valor para além disso. E não esquecer aquela bosta que fez p'ra saltar à cueca à Madonna.

3) Brian De Palma... gostava de poder dizer que foi um realizador brilhante, mas nunca foi. Scarface é o seu melhor filme, e está longe de ser uma obra-prima. Mas o gajo tinha talento, não digo o contrário. Até chegar Black Dahlia e a porcaria do Passion que estreou esta semana.

4) Oliver Stone. Se alguém viu Savages ou Alexander the Gayest - palavras para quê? Bons velhos tempos do Natural Born Killers.

5) Tim Burton. Este já não é bom há tanto tempo que só me lembro de gostar dele em criança. Ao seu lado na espiral recessiva está Johnny Depp e Helena Bonham Carter. Alguém que os pare, por favor.

6) Francis Ford Coppola. Reconheço que é difícil superar o melhor filme de sempre, e o melhor filme de máfia de sempre. Mas, ainda assim, nada justifica a mediocridade de Tetro ou Youth Without Youth.


Alguma coisa a dizer?

49 comentários:

  1. buddy,

    Eu também gosto do Sunshine mas daí a colocá-lo no Olimpo do Danny CALMA! O Slumdog não é nenhum desastre, faz tudo o que tem de fazer em cinema... Entretém, conta bem uma história e ainda te tenta dar a conhecer uma realidade cultural bem diferente, embora "floreada". Assim sendo, mesmo que não gostes (e eu não adoro), o filme não é mau... O Trance é fraco sim.

    O Guy gosta de imitações, daí o Snatch ser assumidamente o Lost Stock com dinheiro... Mas são os dois bons! Mas esse Rock N Rolla é muito fraco.

    O De Palma de todos é o que conheço menos, é uma grande falha minha... Só vi os óbvios.

    O Oliver Stone tem coisas boas óptimas está LONGE de ser um enorme realizador... Se vires bem, ele tem mais merda que filet mignon. Minha singela opinião... Que destaca o Platoon acima de todos.

    O Tim Burton é o mais inteligente de todos os mencionados... Não desiste da "fórmula" e se calhar quem envelheceu fomos nós... No entanto eu Amo o Big Fish. Daí para a frente nicles...

    Coppola pelo que mencionaste pode até fazer uma curta sobre merda que nunca sairá do pedestal onde se encontra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu considero o Sunshine um dos melhores filmes de ficção científica alguma vez feitos. Digo isto sem vergonha nenhuma e acho-o o melhor do Boyle juntamente com o The Beach.

      Epah o Slumdog para mim é intragável. É completamente floreado! Tem um argumento amador e uma estrutura narrativa id~entica à de uma novela mexicana barata. Em adição, tem aquela merda horrível de Bollywood que é absolutamente intragável e não tem piada NENHUMA.

      O Tim Burton para mim morre depois do Eduardo Mãos de Tesoura e do Nightmare Before Christmas. Tudo o resto é fraco, algumas coisas são péssimas.

      Oliver Stone esqueci-me de referir o Platoon, mea culpa. Obra prima!

      Eliminar
    2. O "The Beach" é dos piores filmes que vi na vida... e não te desculpes com a idade!

      Eliminar
    3. és louco... é um grande livro e um grande filme. é mesmo um dos filmes que eu vi mais vezes na minha vida e repito-o sempre com a mesma curiosidade da primeira vez. é espectacular.

      Eliminar
  2. Bem, vou limitar-me a falar daquilo que sei, que neste caso é o Tim Burton. Ai, o Tim... Dá pena compará-lo com o que ele já foi, mas às vezes as pessoas têm uma fase creativa que as eleva mas que não dura necessariamente a vida toda, e foi o que lhe aconteceu. Ele sempre valeu mais como autor do que como realizador, e um dia a fonte creativa secou e agora é vê-lo em adaptação atrás de adaptação, com muita cor e muito estilo mas sem sumo absolutamente nenhum.

    O Edward, o Nightmare, o Ed Wood e o Big Fish vão sempre estar entre os meus filmes preferidos, não esquecendo a curta Vincent, que é absolutamente maravilhosa.

    Quanto ao Johnny, acho que entrar em filmes *bons* não é propriamente o estilo dele. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A curta Vincent é deliciosa! Bem lembrado! E o Ed Wood também! O Big Fish não concordo, acho fraquinho. E a partir daí foi sempre a enterrar.

      Quanto ao estilo do Depp, acho que está ao nível do Hugh Jackman mas sem saber dançar. Lembro os bons velhos tempos do Benny and Joon... é triste envelhecer.

      Eliminar
    2. Ui, que comparação dolorosa! :) Apesar de tudo, acho o Depp um actor muito superior ao Jackman... E acho que a idade não é um factor no caso dele, porque o tipo de papéis que escolhe fazer agora são os mesmos que escolheria há 20 anos atrás (tirando o Turista - não sei o que lhe passou pela cabeça). Eu acho que ele tem 3 critérios para escolher os papéis que interpreta: que sejam baseados em, ou criados por, pessoas que admira (Ed Wood, Fear and Loathing, Blow, From Hell, Finding Neverland, Public Enemies, Rum Diary); que sejam sobre assuntos que lhe interessam (Dead Man, The Brave, The Lone Ranger - neste caso, os 'native americans'); e finalmente, tudo o que seja do Tim Burton. Ele tem sempre interesse pessoal nos filmes em que entra, e isso não mudou. E também nunca entrou em filmes particularmente bons, na minha opinião (não lhe prevejo um Oscar na carreira, nem acho que lhe interesse muito).

      Claro que toma más decisões - já parava com os Piratas, por exemplo. Se se tivessem ficado pelo primeiro, o Jack Sparrow seria um ponto alto da sua carreira.

      Eliminar
    3. É uma boa análise e respeito que se faça aquilo que se gosta. O que já não respeito é que se tenha ASSIM tão mau gosto lol Entre o Turista, o Rum Diary, os Jacks Sparows ou toda a porcaria que ele anda a fazer com o Burton nos últimos anos - venha o Diabo e escolha! Não o acho um mau actor, de todo, só acho que é um imbecil narcisista que ainda não percebeu que já ninguém o pode ver à frente.

      Eliminar
    4. O gajo que ama o Adam Sandler está a criticar os papéis cómicos de estrondoso sucesso do Depp nos Piratas?

      Adoro a vida...

      Eliminar
    5. Não tem nada a ver uma coisa com a outra... O Adam Sandler tem o seu target e é sempre fiel a ele. O Depp corre o risco de já não haver target que o ature (alguém com mais de 12 anos ainda tem pachorra para o ver vestido de pirata?)

      Eliminar
    6. "O Adam Sandler tem o seu target e é sempre fiel a ele.":

      - O Águas e Zohan e essas merdas.
      - Spanglish
      - Punch Drunk Love
      - Anger Management
      - Reign Over Me

      A sério? Target bem definido?

      É mais focado o Depp que o Sandler...

      Eliminar
    7. Para que conste, concordo com ambos - não gosto do Sandler (não faz o meu estilo de comédia, pronto) e também já não posso ver o Depp vestido de pirata. Adoro o primeiro filme, mas agora já estão a ficar sem desculpas para continuar o franchise. Quando os filmes passam a existir apenas para fazer dinheiro e com o Depp a carregá-los às costas, só o prejudica a ele, e contribui para que as pessoas se cansem daquele 'boneco'.

      Eliminar
    8. O Punch Drunk Love e o Reign Over Me são os únicos mijos fora do penico, e são os dois incríveis! O Spanglish e o Anger Management são precisamente o mesmo target das "outras merdas", mas com menos qualidade no caso do Spanglish.

      O Depp é focado, só que acho que já ninguém atura o seu foco. Para além de que o Sandler nunca quis ser um bom actor, e o simples facto de estarmos a comparar o Depp ao Sandler diz muito sobre aquilo em que o Depp se tornou...

      Eliminar
    9. Só deixo de comentar porque acabaste de dizer que o Spanglish tem o mesmo target do Águas...

      Penso que com base neste pressuposto não poderei continuar :)

      Eliminar
  3. O Tim Burton ????!!!! Nãoooo...eu adoro o Tim Burton

    Gena

    ResponderEliminar
  4. Concordo com este artigo.

    O Slumdog é a maior merda que jamais se fez em cinema! Quem não percebe isto, não percebe nada!

    O Oliver Stone ainda tem o Nascido a 4 de Julho, em que para alguns dos autores deste blog, o Tom Cruise interpreta um gajo com "tiques"!

    Só se foi porque perdeu a piça, mas não vejo muito bem como é que isso seja um tique (mais depressa diria tal coisa em relação aos autores de uma péssima escrita que por vezes se encontra na blogosfera - maleita de que está notavelmente isento o autor deste artigo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Slumdog é a maior merda que jamais se fez em cinema! Quem não percebe isto, não percebe nada!" -> errrr... há assim tanta gente que não percebe nada ou será que simplesmente os teus dogmas estão ao nível do critério do Portas?

      Quanto à piça do Cruise, são detalhes que não me sinto capaz de comentar por falta de informação... Esse papel é pior que o do Gary Sinise no Forrest Gump e isto diz muito sobre o mesmo... Vejam o filme outra vez.


      PS: A foto do Beethoven é para dar crédito à gordura saturada que escreves? "eu oiço imensa música clássica e por isso posso dizer tudo...sou super erudito!".

      Eliminar
    2. Pronto, voltou a guerra das rosas!

      Eliminar
  5. Não consigo concordar com tudo.

    Boyle, concordo com todos os que referiste, também adoro o Sunshine, também não achei piada nenhuma ao Slumdog, mas gostei do Trance! Mas sim, no fundo ele já esteve bem melhor que o que está agora...

    Ritchie, concordo com tudo. O Rock'n Rolla foi das maiores palhaçadas que já vi dentro do género.

    Palma, não conheço o trabalho dele assim tão bem. O mais recente que vi foi mesmo o Passion e também achei aquilo muito fraquinho. Tinha ali duas actrizes para poder brilhar muito mais...

    Stone, eu achei piada ao Savages, acho que o filme não está assim tão mau, tem falhas sim, mas não me aborreceu nem me deixou desiludida para aquilo que esperava...

    Burton, adoro o Burton! Tem uns filmes melhores que outros, mas a nível de filmes de animação tem aquele jeito único que só ele conhece, uma mistura de horror e tristeza com sentimento e carinho. Quanto aos restantes filmes e à eterna parceria com o Depp e a Bonham Carter, enfim...

    Coppola, depois de se brilhar com filmes como The Godfather torna-se difícil manter o brilho ou superar. Mas só por ter feito esses filmes já merece respeito e os restantes filmes são pormenores, lool...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mushroom, como assim gostaste do Trance? Tirando as incríveis mamas da Rosario, o que há para gostar?

      O Passion é muito pior, é insuportável!

      Eliminar
    2. Todo o corpo dela é incrível, não são só as mamas... Opah, não sei, eu gostei do filme, prendeu-me, não é um filme genial, mas é um filme que me deixou satisfeita e depois sou fã tanto do James McAvoy como do Vicent Cassel... Não sei que te diga...

      Eliminar
    3. Ah a justificação são os teus crush's pelos protagonistas. É justo, é justo... eu consegui ver o Your Highness até ao fim duas vezes só porque a Natalie aparece bem despidinha :')

      Eliminar
    4. Eu não consegui ver isso a primeira vez até ao fim... Mas ao menos percebes a cena de ver um filme por se ter um crush por um actor/actriz. xD

      Eliminar
    5. Consigo. Pela Natalie, consigo tudo! :)

      Eliminar
  6. Primeiro, uma intro sobre o Depp, que já aqui foi citado. Este é um artigo imperdível sobre ele e, em parte, pode servir em parte como espelho para o Tim Burton (noutro registo) - http://www.grantland.com/story/_/id/9465212/can-johnny-depp-career-saved

    Depois, na lista que colocaste há um gajo que à partida já está um furo abaixo dos outros, por não ter uma obra genial no currículo - o Ritchie. Tem filmes porreiros (gosto imenso do Snatch), mas não chegou lá.

    O Boyle tem o Trainspotting (a Praia está longe de me convencer, o Slumdog não é mau, mas é Bollywood feito com cabeça para limpar Óscares, o 127 hours falha porque não obrigaram o Franco a roer mesmo o braço dele na realidade)

    O Stone tem o Platoon, o Wall Street (contextualizando na época, é um grande filme), o Natural Born Killers e, para além desses, uma série de filmes que não sendo fenomenais, são cinema que se vê bem. E depois, também tem lixo.

    O Coppola, nos últimos 20 anos não tem realizado regularmente. Para mim, isso é melhor do que fazer filmes a rodos é a chamada estratégia Terrence Malick. Ainda assim, não diria que isso é não envelhecer bem, vejo mais isso como um gajo perder o rumo (ex: percurso do Nicholas Cage como actor).

    O DePalma é muito inconsistente, mas o Scarface, os Intocáveis e o Carrie (dentro do género terror, que é quase sempre considerado menor) são notáveis. Juntas aí um Carlito's Way e um Dressed to Kill e já fica com um leque respeitável. Recentemente é verdade, pouco ou nada se aproveita.

    Se queres um exemplo de quem nem a envelhecer chega - Shyamalan.

    Começa pelo épico e atira-se de cabeça para o lixo em 3/4 passos muito rápidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu discordo na questão do Snatch. Acho-o uma obra-prima. E o Lock, Stock também. E discordo sobretudo na questão Shyamalan, porque, excluindo o Airbender que é um filme para crianças, tudo o que faz é bom.

      Há alguma petição para obrigar o Franco a roer o próprio braço? Eu assino!

      Eliminar
    2. O artigo sobre o Depp é de facto imperdível para quem se interessa por ele como actor, e acrescenta muito à discussão que aqui se iniciou sobre ele. Concordo particularmente com esta parte "(...), he doesn't want to live outside his comfort zone, and his comfort zone is some chateau in France that he never ventures away from unless the guest mansion needs a new wing or the jet requires refurbishing, in which case he'll either call Tim Burton and say what's up, or take Jack Sparrow's do-rag out of Disney storage, (...)" - neste aspecto sou forçada a concordar contigo, Duarte, ele piorou à medida que envelheceu.

      Não é o talento dele que é questionável, é a sua necessidade de se esconder sempre atrás de uma máscara e, consequentemente, nunca se revelar como algo mais do que aquilo que já lhe conhecemos. Por mais que o ache um gajo porreiro, sou forçada a concluir que ele não está a evoluir como artista, e se não dá um ânimo novo à sua carreira corre o risco de ficar sem audiência.

      Eliminar
    3. @Duarte - Posso até conceder no Snatch, sem no entanto achar que vai ser um filme que perdura no tempo, mas o Ritchie nesse estilo de filme já replicou a fórmula várias vezes e, por exemplo, o Rocknrolla é fraco.
      Tivesse ele realizado o Layer Cake (que é do Vaughn, que lhe produziu o Lock e o Snatch) e eu já o teria mais próximo da categoria "mestre do género".

      Quanto ao Shyamalan ser inatacável, epá isso dá um post e se dizes que tirando o Airbender, o resto é bom, temos muito que debater e puxar filmes do Oliver Stone para cima e por aí em diante. Atenção, eu sou grande entusiasta do trabalho inicial do senhor, embora a dada altura ele tenha ficado refém do esquema twist do twist, mas dividiria a coisa em:
      Sexto Sentido (masterpiece)
      Protegido (muito bom, sendo eu suspeito no tema super-heróis)
      Signs (a premissa é boa, os extraterrestres são lamentáveis e, a partir do momento em que os vemos, a credibilidade cai a olhos vistos)
      Vila - (mais uma vez, boa premissa, mas aquilo fica meio pastelão, o foco na ceguinha para justificar o twist, enfim...falta ali alguma coisa)

      Lady in the water e The Happening - fraquinhos, o primeiro vê-se e pronto, mas então o último, acting péssimo, pormenores de realização horríveis (há cenas em que o micro/perche se vê...), é tudo over-drama para uma conclusão de bocejo.

      Falta-me ver o After Earth, mas não compensa o meu investimento em cinema, para já.

      @Hopscotch - Eu vejo o artigo, aplico-o também ao Burton (com a vantagem que, enquanto realizador, ele pode sempre defender isso como um género) e a coisa quase que continua a fazer pleno sentido)

      Eliminar
    4. Mak - O Rock'n'Rolla é fraquíssimo. Gosto do Layer Cake mas tenho que dar mérito ao Ritchie exclusivamente(!) pelo Snatch e Lock, Stock. Olha que o Layer Cake veio depois e com outro tipo de budget...

      Quanto ao Shyamalan, já aqui tive uma discussão no post do After Earth. Aqui vai o que acho:

      Sexto Sentido é bom mas está longe de ser uma obra-prima. Vale pelo twist e um filme não pode valer pelo twist. O mesmo se aplica à Vila. Mas, atenção, gosto muito dos dois.

      Signs é a sua obra-prima, seguido do Protegido (partilho o fraquinho dos comics e esta é a homenagem perfeita), Lady in the Water (desculpa mas eu acho este filme simplesmente genial) e The Happening que, não sendo dos melhores, é um filme Hitchcockiano com pormenores francamente brilhantes (cena da velha na casa, espectacular).

      Dito isto, já sei que ninguém concorda, mas eu adoro o Shyamalan. Acho-o um visionário e um mestre do suspense.

      Eliminar
    5. Eu gosto imenso do Shyamalan, mas é um bocado como ver aquele amigo que se meteu na droga, passe a parvoíce da metáfora. Tenho saudades de como ele era, mas não me agrada aquilo em que ele se tornou.

      Eliminar
  7. O Signs não só é o melhor filme do Shyamalan, como também um dos melhores filmes dos últimos tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra gostos é difícil argumentar, mas minha suspensão da descrença no Signs caiu quando ele mostra os et's. Se o filme nunca os mostrasse, capitalizando no terror oculto e no suspense, a meu ver teria sido bem melhor.

      ET's invasores que não conseguem livrar-se de uma porta trancada? ET's alérgicos a água que invadem um planeta que é basicamente composto de água. Eu sei que isto é racionalismo, mas é o que acontece quando o filme quebra e num ponto deixas de acreditar.

      No Sexto Sentido (que é muito mais do que o twist) e no Protegido tu papas tudo e pedes para repetir. No Signs eu compro a história toda e a questão da fé e de tudo o mais. Só que depois vejo os ET's e...perco eu a fé.

      Eliminar
    2. LOL epah eu acho que foi uma coragem do caralho terem mostrado os ET's e a melhor cena do filme é claramente o "Swing it Meryll" em que o ET tem o miudo nos braços. Se nunca tivessem mostrado os ET's eu odiava o filme. Achava-o presunçoso e cobarde. Lá está, são gostos.

      Eliminar
    3. E a cena da TV, quando vemos o ET, ãh?! Até arrepia! Brutal...

      Eliminar
    4. É mesmo isso, são gostos e como tal, aceita-se a diferença nos mesmos :)

      Eu quando é aliens e bicharada de outros mundos, tenho a política de "se não os podes fazer como deve de ser, não os mostres".

      Se fores ver o primeiro Alien, quase não se vê o bicho, é quase tudo terror psicológico e resulta em pleno.

      Eliminar
    5. Ah mas isso é diferente... O Alien quer mesmo criar esse ambiente. O Signs transforma-se num filme "Malickiano" em que deixa de interessar o suspense e passa a interessar a beleza da mensagem...

      Eliminar
  8. E o Signs é um bom filme. O Alien é um mito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah tou-me completamente a cagar pro Alien em comparação com o Signs. Apesar de serem filmes dificilmente comparáveis, a distinção torna-se simples quando um é arte e o outro é entretenimento.

      Eliminar
    2. Duarte, és aquele gajo que nas festas a que vai diz sempre a coisa mais oposta ao mundo inteiro e que ao início tem piada mas no fim está sozinho bêbado a falar com o Gato...

      Eliminar
    3. LOL granda otário. Gostava de saber se é "senso-comum" achar que o Alien é melhor que o Signs. Se for, estou definitivamente na festa errada.

      Volto a explicar que as minhas opiniões são honestas e sentidas e não faço questão nenhuma de parecer do contra. Se às vezes sou, só significa que o mundo está um bocadinho mais afastado da verdade ;)

      Eliminar
  9. Buddy, nem sequer é comparável. Nem sequer é uma questão de gostos. E vai inclusivamente para além do senso comum.
    Alien é com quase toda a certeza o melhor filme de terror/sci-fi alguma vez feito. Signs é um bom filme, com um católico extremista e aborrecido, além de actor bastante mediano, como protagonista. Ponto!
    Pa, não me leves a mal, mas não podes pegar em filmes com supostas conotações teológicas como Signs ou Man of Steel, só para citar exemplos analisados recentemente, e tentar transformá-los em obras-primas da coisa sob essa mesma premissa de terem uma mensagem divina intrínseca, terrivelmente bela e profunda. Poupa-nos lá, vá!

    ResponderEliminar
  10. Olha, e só para chatear-te mais um bocadinho, The Beach é das coisas mais horríveis que alguma vez me obriguei a ver.
    Aposto até que o Di Caprio se arrependeu mais tarde, lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah oh JP, FODASSE CARALHO! Dito isto, e ficando agora mais calmo, a minha valorização do Signs (ou do Man of Steel) pouco tem a ver com as suas mensagens divinas. Honestamente, acho absolutamente ridículo (e não consigo frizar esta palavra o suficiente: ridículo!) que se compare sequer o Signs ao Alien. Quaquer dia o Armageddon é melhor que o Árvore da Vida.

      PS - o The Beach é um grande filme! grande! Se o DiCaprio se arrependeu de alguma coisa, foi de não se ter casado com aquela francezinha espectacular

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Relativamente ao The Beach, atribuo a falta de comunicação do filme a pessoas cujo institno aventureiro está morto ou adormecido. Qualquer backpacker que se preze tem nesse filme (e, mais concretamente, no livro) um eco do primeiro impacto de partir à descoberta do mundo. Tem a ver com experiências pessoais, mas garanto-te que não houve nunca um filme que retratasse a geração mochileira de forma mais verdadeira e identificável que este. Se mais nada (e atenção, que isto é admitindo que o filme não tem outras qualidades que tem), o filme vale como análise sociológica e humana. Há diálogos de absoluto brilhantismo, chavões que tinham de ser ditos, experiências que tinham de ser mostradas. Pormenores como a sede do desconhecido vs. medo do afastamento; geração "dedos de gameboy" ou "os meios justificam os fins" fazem do The Beach um grande filme. Tenho pena, e digo isto sem arrogãncia, que ñão consigam ver isso. É uma realidade que não conhecem, e eu sou apologista de conhecer todas as realidades possiveis.

      Eliminar
  12. O The Beach à primeira vista parece um filme para janados das raves, mas aquilo é um bocadinho mais complexo. Levanta questões do âmbito filosófico, sociológico, antropológico, politico, civilizacional... tem pano p´ra mangas.

    ResponderEliminar
  13. O melhor filme de De Palma para mim é o Carlito´s way. Espectacular. De resto até tens razão.

    ResponderEliminar