sexta-feira, 5 de julho de 2013

Hummingbird

Realização: Steven Knight
Argumento: Steven Knight
Elenco: Jason Statham e uma gaja péssima


Todos gostamos de Jason Statham. É um gajo com pinta, mauzão, inglês e careca ao ponto de nos fazer acreditar que não faz mal perder algum cabelo. Mas o grande trunfo de Statham, é a sua capacidade de dar porrada. Até agora, apenas Guy Ritchie o conseguiu utilizar de outra forma. Com Snatch e Lock, Stock and Two Smoking Barrels, Statham foi o anti-herói que balançava entre o perigoso e o cómico mas, em Revolver, "The Stath" - como é carinhosamente apelidado pelo público inglês - mostrou-nos que afinal consegue ir mais longe que uns murros e umas chapadas.

Quando vi o trailer de Hummingbird, lembrei-me do Revolver de Ritchie, lembrei-me que o realizador e argumentista era o mesmo de Dirty Pretty Things e de Eastern Promises, deixei que o ambiente criado pelo cinematógrafo me envolvesse nos dois minutos de trailer e pensei - "Isto vai ser bom!". Não foi.

De facto, Hummingbird é mesmo, mesmo péssimo. E o que irrita mais, é que podia não ser. Como disse, o trabalho de cinematografia é impressionante, e os ingleses voltam a mostrar-me que existe mais que um lado de Londres. Esta Londres é neon, é alta, é escura. Parece mais Bangkok do que uma capital de 1º mundo. E a história, ou pelo menos a sua premissa original, não é de todo má. O veterano de guerra alcoólico coaduna-se com o semblante de Statham e a a rede de prostituição e máfia chinesa estão bem enquadradas. Mas Knight já nos tinha mostrado que sabia inventar histórias, ainda não tinha era mostrado que não sabia escrever diálogos - e não sabe. São péssimos, péssimos, péssimos, e a história de amor é das coisas mais horríveis que já fui obrigado a ver, que nos obriga a desviar a cara num ataque de vergonha alheia.

E a realização? É horrível. Ponto final. É uma má estreia por trás da câmara para o guionista inglês e deixa uma má marca numa carreira relativamente equilibrada de Jason Statham, que permanece o herói de acção com uma ou duas pérolas pelo caminho. E o resultado desta combinação explosiva de excelentes aspectos gráficos com péssimos de conteúdo, dá-nos a constante sensação de estar a ver um filme de Nicolas Winding Refn, caso este tivesse batido com a testa na sanita. Ah e, por muito que se goste de Statham... Não tem metade da intensidade de Gosling.


Golpes Altos - Fotografia, Cinematografia, Statham à porrada.

Golpes Baixos - Argumento, Realização, Statham a chorar... e quem é aquela freira? Por amor de Deus...

10 comentários:

  1. "apenas Guy Ritchie o conseguiu utilizar de outra forma"

    E que forma !!!

    "De facto, Hummingbird é mesmo, mesmo péssimo"

    Ainda não vi mas sei que vai ser um mau filme, mas como tem o Jason........tenho que ver. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa não é do Statham, mesmo. Eu gosto do gajo e adoro tudo o que sai da mão do Guy Ritchie! (espera, acho que aquele filme com a Madonna é dele...).

      Mas vê este e depois diz o que achaste, mas não gastes dinheiro no cinema que vais-te arrepender lol

      Eliminar
    2. Eu vou ver no cinema, pah. Estás a querer encorajar a pirataria, é? :P

      Eliminar
  2. Longe de mim! Estava a aconselhar-te a esperar pela saída em DVD/Blue-Ray, como é óbvio. Mas já que comentas essa questão da pirataria, ouvi dizer que isso está disponível em 1080p........

    ResponderEliminar
  3. Fui ver hoje o filme. Concordo praticamente com tudo o que escreveste. O Statham é demasiado grande para este argumento mal parido. No entanto como filme de ação serviu para me tirar de casa e enfrentar o calor da tarde com um belo ar condicionado do cinema. loool

    ResponderEliminar
  4. Porra qualquer coisa para evitar este calor do inferno!

    ResponderEliminar
  5. lol calma revisor, que eu no trabalho não tenho o corrector ortográfico a funcionar e escapam algumas destas :P

    ResponderEliminar
  6. Alguém se esqueceu de uma pequena pérola da carreira do Statham, de seu nome London.

    Adoro o Statham do Ritchie, mas por outro lado compreendo que o gajo tenha de ganhar dinheiro a fazer filmes de porrada e essas merdas(há ainda o engraçado remake do Italian Job, apesar de um papel mais secundário). Fisicamente o gajo é talhado pá porrada. Deve receber toneladas de dinheiro para fazer esses filmes...

    Ficam aqui os links do imdb do London e do Italian Job(remake)

    http://www.imdb.com/title/tt0449061/

    http://www.imdb.com/title/tt0317740/?ref_=sr_1

    ResponderEliminar