quarta-feira, 17 de julho de 2013

Warm Bodies



Realizador: Jonathan Levine
Argumento: Jonathan Levine, Isaac Marion (Romance)
Actores: Nicholas HoultTeresa PalmerAnaleigh Tipton, John Malkovich

Receita: Pega-se numa moda, mistura-se com um clássico eterno e outro relativamente moderno. Resultado? Warm Bodies! Este filme é uma mistura de Zombies com o Romeu e Julieta passando por alguns (muitos) momentos de Eduardo Mãos de Tesoura. Como é possível correr mal?

O Realizador trouxe-nos em 2011 o fantástico 50/50 onde, mais uma vez, dá uma perspectiva diferente de um tema habitualmente abordado com ferramentas bem diferentes. O resultado foi excelente. E agora?

Em Warm Bodies o risco é brutal... O Realizador assume-o e sai por cima precisamente por não pensar que está a arriscar seguindo o seu argumento com uma coragem que me conquistou desde o início.
O filme enquanto não desvenda a história principal vive de pormenores e detalhes fantásticos... Amei a narração inicial, a forma como um Zombie explica o que é uma vida de Zombie, o dia-a-dia, o aborrecimento, os outros iguais a ele, a frieza, a falta de diálogo, a falta de vida... Depois cruzamo-nos com os vivos e esta mistura é a chave do filme, a forma como se ligam, se entendem e como juntos mudam o mundo. Pirosada? Em qualquer outro filme sim, seria... Neste não!

Entretenimento puro, muito bem conseguido e muito bem escrito. Este filme simples e pouco sério tem mais cuidado com pormenores e com o argumento que grandes produções que se levam demasiado a sério e que assumem à partida que vão ter bons resultados. Atenção, está longe de ser um grande filme... mas arrisco dizer que qualquer pessoa que o veja vai gostar e vai passar uma excelente hora e meia. Isto não é um sinal de sucesso?

Dois actores vindos de filmes menores que aqui mostram um profissionalismo inesperado. A maravilhosa Teresa Palmer que entrou em coisas como o The Grudge e o surpreendente Nicholas Hoult que é nada mais nada menos que o puto insuportável do About a Boy. Muito boa química, ele melhor que ela mas ambos bem na fotografia.

Warm Bodies é o tipo de filme que me leva a acreditar que o Cinema continua a ter muito para dar, desde que se consiga safar do novelo que por vezes o envolve e que não deixa que se arrisque um pouco mais.


Golpes Altos: O Argumento! Os detalhes e a personagem do Zombie. A BANDA SONORA!

Golpes Baixos: A cena do salto para o Lago... Que horror! A qualidade dos FX (mas o budget não deu para mais!).

9 comentários:

  1. Obrigado por não te teres esquecido de referir que o puto do About a Boy é das coisas mais irritantes de sempre. Mas aqui nem parece o mesmo.

    Faltou-te falar da banda sonora que é espectacular! Black Keys com zombies!

    E faltou-te ser mais sincero na avaliação da Teresa Palmer... eu sei o que é que esteve presente na tua cabeça durante o filme todo, e não foi o adjectivo "maravilhosa" :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O puto é insuportável!!!!

      A banda sonora foi uma falha incrível, ainda por cima passei o filme a comentá-la...

      Quanto à Palmer...enfim...

      Eliminar
  2. Também já vinha mandar vir, por não teres incluído nos golpes altos a banda sonora.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma aqui a achar que a banda sonora é um ponto alto do filme! :)

    Foi sem dúvida um filme que me surpreendeu pela positiva! É daqueles filmes que se pensa "mais outra paixoneta entre adolescente e "qualquer ser estranho"", mas no final o filme está feito de forma tão boa que nos deixa com a sensação de "afinal o filme é muito diferente do que tenho visto até agora"! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu fartei-me de rir durante o filme e adorei-o.
    O argumento é das melhores coisas que foram escritas nos últimos tempos. Também pensei que o filme fosse ser uma charupada, mas enganei-me completamente.

    ResponderEliminar
  5. Já meti a BANDA SONORA! Corrigir! Corrigir!

    ResponderEliminar
  6. Comecei a ver este filme sem expectativa nenhuma, a contar deixá-lo a meio se fosse uma coisa muito Twilight, mas a verdade é que se revelou uma surpresa agradável. Gostei de como o monólogo inicial define logo o tom do filme, mostrando desde o início o sentido de humor de um filme que não se leva demasiado a sério, o que, na minha opinião, é o truque necessário para fazer com que um filme destes (que tinha todos os ingredientes para ser uma pirosada sentimental) não caia no ridículo.

    E os monólogos do zombie... lol!
    "Don't be creepy. Don't be creepy."

    ResponderEliminar
  7. Fui vê-lo com convite para ante-estreia, sem elevadas expectativas, mas superou-as mesmo!! Nunca me tinha rido tanto no cinema, não estava à espera daqueles monólogos e das tentativas de diálogo (em jeito grunhido) entre os zombies xD Recomendo para quem está a precisar de uma boa hora e meia :D

    ResponderEliminar