domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dallas Buyers Club



Realizador: Jean-Marc Vallée
Argumento: Craig BortenMelisa Wallack
Actores: Matthew McConaugheyJennifer GarnerJared Leto

Num dito mundo livre há a tendência de acreditar que devemos poder escolher o que sentimos ser melhor para nós. As regras que ditam, os interesses que as monitorizam, as influências por vezes duvidosas que fazem com que tudo seja como é sem que haja espaço para colocar o que seja em causa, são tema central deste filme.

Este filme mostra uma batalha feroz de um Homem infectado pelo vírus do HIV contra toda a indústria farmacêutica, tornando como bandeira da sua luta um tratamento paralelo aparentemente melhor sucedido. Tratamento esse utilizado por um número gigantesco de infectados esvaziando hospitais e deitando por terra o uso dos medicamentos "mainstream" aprovados pela Lei Americana.

Um filme duro sobre uma temática sempre desconfortável e que ao mesmo tempo nos faz pensar sobre toda esta máfia dos comprimidinhos, das curas que demoram a aparecer, dos tratamentos de centenas de euros, das "únicas hipóteses" para esta ou aquela doença.

Este filme destaca-se pelas interpretações do McConaughey (favoritíssimo ao Oscar) e do Leto (que odeio desde o ano 2000 quando fez o Requiem For a Dream mas bolas...o sacana está óptimo aqui). Mas o que gostei realmente foi o quão bem a história está contada e de forma muito séria. É um filme duro, um filme cheio de força e que tem uma mensagem forte para passar cá para fora, conseguindo-o com uma eficácia notável e isso deve-se a um argumento muito coeso que não tem pontas soltas.

A realização passa despercebida, penso que se trata de mais um Filme que chegou longe vindo de umas mãos pouco experimentadas que não quiseram dar um cunho demasiado forte talvez por causa dessa inexperiência. Com um argumento destes e com actores a personalizar personagens com uma intensidade destas, o melhor foi mesmo não ter um Realizador novato a querer dar nas vistas. Muito profissional.

No fundo é isto, um filme forte, um tema muito sério com tudo muito bem contado e exuberantemente interpretado.


Golpes Altos: Argumento, Interpretações, McConaughey.

Golpes Baixos: Jennifer Garner, gosto muito dela e até "vai bem" mas é muito fraquinha...

3 comentários:

  1. Esqueceste de dizer que é baseado numa história real, sr B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não falo de dados adquiridos... Se falasse do Titanic também não dizia que era uma história verídica nem que era soft porn...

      Eliminar
  2. Um filme de actores. Completamente. Uma história forte, que nos transporta para uma década sombria ao nível do conhecimento médico e das consequências sociais que daí advêm, bem contada e com um ritmo adequado.
    Mas enquanto película propriamente dita não é mais do que isso: um filme bom, forte.
    O trunfo aqui, sem dúvida, é no que McConaughey e Leto transformam o filme, inebriando quem vê. Um trabalho notável de ambos, transformações físicas brutais que a Academia raramente deixa passar sem reconhecimento. Parece-me que as estatuetas masculinas estarão entregues.

    ResponderEliminar