sábado, 22 de junho de 2013

Conversas de Café - "O meu filme preferido do Spielberg é o Jurassic Park!"



Calma malta, não se exaltem já... Aguentem o vosso Schindler interior!

De todos os realizadores do circuito comercial, de todos os mestres do blockbuster, de todos os profetas da aventura, Spielberg é certamente aquele que mais carinho deixa no coração da geração de '90. Para além dos seus conhecidos sucessos para o imaginário dos mais novos - ET, Indiana Jones, Hook - Spielberg é o responsável por obras-primas do cinema como Empire of the Sun, Schindler's List e Munich.

Quero deixar bem claro, que considero 80% dos seus filmes obras-primas do cinema - mais ou menos até à data em que as suas crenças psicopatas religiosas o viraram única e exclusivamente para o enfadonho espectacular mundo dos extra-terrestres. 

No entanto, de todos os seus filmes, um mudou a minha vida para sempre - Jurassic Park. Não é o mais profundo, não é o mais marcante - não é o melhor. Mas é o meu. E o vosso, qual é?



28 comentários:

  1. Posso tentar destruir um pouco da tua crença? LOL

    Este é um gajo que eu sigo regularmente e que faz reviews em forma de comédia de vários filmes. Também fez uma do Jurassic Park: http://thatguywiththeglasses.com/videolinks/thatguywiththeglasses/nostalgia-critic/39232-nostalgia-critic-jurassic-park

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL epah não vale apontar a falta de credibilidade do argumento... estamos a falar de um filme sobre dinossauros nos anos '90 :P

      Eliminar
    2. Bem, agora um bocado mais a sério, o meu favorito do Spielberg foi o Saving private Ryan. Para mim, está acima de todos os outros.

      Eliminar
    3. Jedi, agora entramos em desacordo! :P Eu odeio o Saving Private Ryan! É o tipo de propaganda USA que mete nojo. Mandar um batalhão inteiro à procura dum gajo só porque lhe morreram os irmãos? No fucking way! E o Tom Hanks é o gajo menos apto para fazer filmes de guerra.

      Eliminar
  2. Schindler's List, sem dúvida! É um filme duro e difícil de ver, mexeu comigo. Mas é verdade que Spielberg realizou grandes filmes. :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o tema deste post. O Steven Spielberg foi o primeiro realizador que conheci pelo nome, naquela altura da infância em que ainda nem percebia bem o que um realizador era, nem me interessava. O filme dele que mais me marcou foi o A.I. Artificial Intelligence. Hoje em dia não está no meu top de melhores Spielberg's, mas a vasta experiência dos meus 12 anos dizia-me que nunca, nunca, nunca outro filme me iria tocar tanto como aquele. :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda hoje estive a rever o primeiro Jurassico Park e cá em casa todos dissemos que é daqueles filmes que nunca cansam ver mesmo que já saibamos tudo que vai acontecer de seguida. Para mim é um grande filme, se é ou não o melhor do Spielberg não sei, mas para mim é dos melhor e é intemporal :)

    ResponderEliminar
  5. "O Steven Spielberg foi o primeiro realizador que conheci pelo nome, naquela altura da infância em que ainda nem percebia bem o que um realizador era, nem me interessava." -> same here!

    Sou de 82 e quando vi a Lista de Schindler no cinema disse aos meus Pais à saída que era o meu filme favorito. Comprei a VHS. O filme é de 93...

    O meu Top que também considero o Top dele real:

    1º - Schindler
    2º - Triologia do Indiana Jones
    3º - Munich

    ResponderEliminar
  6. O Spielberg é um grande génio do cinema de entretenimento e não só.

    E não penso que haja nenhum motivo particular para considerar o "Spielberg sério" - Schindler's List, Lincoln - um cineasta de somenos ao lado do "Spielberg de pipoca" - ET, Jurassic Park e, claro, os Indiana Jones, entre outros.

    Estive dois dias num avião com mais de 300 filmes à escolha e decidi fazer uma ronda pelos clássicos. Comecei pelo "Padrinho", passei pelos "Intocáveis" e os mais recentes "Silverlinings, etc..." e "Lincoln".

    Mas o segundo que vi foi o Jurassic Park. A milhares de quilómetros de altitude, fala sempre a voz da verdade.

    Espectacular, sensacional, maravilhoso: para miúdos e graúdos que têm ainda um pouco de miúdos em si.

    ResponderEliminar
  7. Não me expressei bem. Considero o Spielberg de pipoca tão bom ou melhor que o Spielberg sério. Não sendo dos meus realizadores preferidos, dou-lhe todo o mérito na medida em que foi bem sucedido em tudo aquilo a que se propôs (mais uma vez, retirando estes últimos "anos cientólogos").

    Master, é isso mesmo. O Jurassic Park fala sempre a voz da verdade :)

    B. essa é a minha lista, trocando o Schindler pelo Jurassic Park :P Indiana Jones e Munique são dos melhores sem dúvida!

    ResponderEliminar
  8. Do Spielberg é difícil escolher… Mas para mim um dos filmes que mais me marcou quando o vi e em que confirmei a genialidade do Spielberg foi o Duel. É genial aquilo. Primeiro pela simplicidade da ideia e depois porque com tão poucos recursos consegue criar um thriller de acção e suspense. Além disso o facto de que aquela situação pode acontecer com qualquer um de nós. Brilhante! Adoro o Spielberg, considero-o um génio e o que sempre mais me agradou nele é que consegue–se sentir nos seus filmes a paixão e a honestidade com que trabalha. Também podia escolher o Indiana Jones ( o primeiro) porque é um filme mais que perfeito e nunca se viu nada assim no cinema.

    "O Steven Spielberg foi o primeiro realizador que conheci pelo nome, naquela altura da infância em que ainda nem percebia bem o que um realizador era, nem me interessava.“ So true! Eu dizia a toda a gente que era o meu preferido.

    ResponderEliminar
  9. Creio que pode ser uma cena de idade, mas o Jurassic Park está para parte da tua geração como o ET está para uma geração anterior e eu, que estou algo pelo meio, possivelmente não os vejo com os mesmos olhos, apesar de serem sem dúvida alguma bons filmes de entretenimento.

    O Munique também é bom, mas com um fine tuning de edição podia ser encurtado para ainda ser melhor.

    A escolha é difícil, mas se tiver que ir buscar quatro filmes de géneros ligeiramente diferentes para fazer um top do senhor, ia por aqui, sem ordem específica.

    - Jaws - É um filme de terror a la Alien (poucos recursos, boa história,grande mix final). É um marco do género, com uma banda sonora inesquecível e o facto é, se o vires hoje em dia, quase 40 anos depois ainda o papas na perfeição.

    - Schindler (nos históricos, com o Private Ryan e o Lincoln a darem luta) - É um retrato cru e um Fiennes que dá gozo, apesar do papel, é uma lição de história em forma de arte. O Ryan é magnífico do ponto de vista edição e de cast, tirando a minha alergia ao Tom Hanks. O Lincoln também é um cast de luxo e uma lição de história comme il faut)

    - Raiders of the Lost Ark - É impressionante e é mais um que envelhece bem. Ganha à Última Cruzada por pouco, ao Temple of Doom por um bom bocado e eu não reconheço mais nenhum da saga Indiana, porque o caveiras é manhoso e o cinco, se acontecer não quero nem saber).

    - O AI era intocável se tivesse acabado no fundo do rio e não no delírio extra-terrestre. Assim é fenomenal, mas acaba em bocejo.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e a Cor Púrpura, assim lado a lado com o Império do Sol :)

      Eliminar
    2. Só entro em desacordo na questão do Saving Private Ryan, que considero uma das piores coisas que alguma vez fui obrigado a engolir; e relativamente ao Munique, que considero mesmo uma obra-prima do cinema e possivelmente o melhor filme do Spielberg a seguir ao Schindler. O AI é um bom projecto com muito mau gosto nos acabamentos, concordo. O Império do Sol é qualquer coisa de magnifico!

      Eliminar
  10. O Spielberg não é dos meus realizadores favoritos. Posto isto.
    Se vamos falar dos filmes ditos "sérios" A lista de Schindler, claro, mas o e Império do Sol é brilhante e o Encontros Imediatos do 3ª Grau..
    O que torna a escolha dos filmes "não sérios" dificil é que o Spielberg fez realmente de tudo um pouco. Escolher entre um Peter Pan crescido, o T-Rex, o ET mais amigo do mundo e um Salteador de Chicote na mão com medo de cobras é obra!
    Esquecendo a loucura da cientologia (até gosto do Relatório Minoritário) fica o discurso que me faz sentir este homem como uma figura incontornável cinema:
    http://www.youtube.com/watch?v=NV8k4tNCB6k
    Um realizador, por vezes, tem de fazer merda e arriscar para fazer outras coisas extraordinárias. Tem coragem. E as coisas más deste senhor também não são nódoas assim tão grandes, há sempre lá qualquer coisa que vale a pena. Não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me estava a referir ao Relatório Minoritário, estava a referir-me á Guerra dos Mundos e ao último Indiana. Eu adoro o Relatório Minoritário!

      Eliminar
  11. O Jurassic Park é um filme pelo qual tenho carinho, quem da primeira metade de 80 não tem? Fica-nos para sempre na memória e quando o revemos é sempre maravilhoso.

    Mas a principal marca do género do "Mr. Blockbuster" será sempre Jaws. É o primeiro grande blockbuster norte-americano, é um ponto de viragem no cinema. Para o bem e para o mal.

    Aparte disso, top-3 de Spielberg:

    1 - Schindler's List (a léguas dos outros)
    2 - Empire of the Sun
    3 - Close Encounters of the Third Kind

    E com menções honrosas para Catch Me If You Can, Munich e o já referido Jaws.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloco o Munique à frente do Close Encounters, sem dúvida alguma!

      Eliminar
    2. buddy, o JPFerreira nunca viu nenhum Indiana Jones... ou seja, não merece sequer viver! Quanto mais comentar Spielberg!

      Bora fazer uma "intervenção" enfiando-o numa sala a ver os 3 de seguida? (o 4º não conta).

      Eliminar
    3. JPFerreira, isto pede linchamento em praça pública! The shame... the shame...

      Alinho nessa intervenção, mas temos que ir gozando com ele entre cada filme, relembrando-o do quão muito mais feliz poderia ter sido a sua infância!

      Guerra dos Mundos não é mau, é péssimo. Adormeci no cinema. True story.

      Eliminar
  12. Concordo que pouca coisa dele seja considerada "má".

    Mas eu odeio a Guerra dos Mundos.

    ResponderEliminar
  13. Epah, eu tb não gosto da Guerra dos Mundos, mas não é assim tão mau.. A Dakota faz num papel semelhante ao lado do Denzel no Man on Fire que arruma a dupla com o Tom na Guerra dos Mundos. Mas eu gosto do Tom mesmo tendo virado a pipoca. Acho mais criminoso ele ter estragado o indiana jones com aliens! JPFerreira, como é que alguém nunca viu o Indiana Jones?

    ResponderEliminar
  14. Ahahahah! Put me on the cross, go ahead!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JPFerreira, tou a contar com o B. para marcarmos a tua redenção!

      Anónimo a Guerra dos Mundos é horrível mesmo. Adoro o Man on Fire!

      Eliminar
  15. Melhor filme do Scott fraquinho (menção honrosa para Top Gun e The Last Boy Scout).

    ResponderEliminar
  16. Buddy:

    Estes últimos "anos cientólogos" deram para produzir o "Lincoln", um dos melhores filmes do século XXI.

    Psicopata e enfadonho? Isso soa-me a uma descrição dos Sopranos.

    A soberba nunca desce por onde sobe, mas cai de onde subiu.

    ResponderEliminar
  17. Spielberg já fez tão melhor que Lincoln...

    ResponderEliminar
  18. Duel. He had me at hello :D
    Nuno Rechena

    ResponderEliminar