quinta-feira, 27 de junho de 2013

Golpes de Génio - Fa yeung nin wa (In the Mood for Love)

Realização: Wong Kar Wai
Argumento: Wong Kar Wai
Elenco: Maggie Cheung e Tony Leung

 O cinema oriental de autor a regressar em força, depois da época dourada de Mizoguchi e Ozu, surge Wong Kar Wai e a sua estranha abordagem do amor. Se na era de Ozu o preto e branco limitava o artista e a sua busca da perfeição, agora a cor toma um papel preponderante e permite a realização deste filme neon-noir, entre a subtileza dos seus cinzentos e o fogo ardente dos seus vermelhos.

In the Mood for Love é a história de dois casais que vivem assombrados pelo fantasma da traição. Mas a traição de Won Kar Wai é deixada de parte, ignorada por um realizador que escolhe nunca filmar os dois elementos traidores - apenas os dois traídos. E em gestos e diálogos simples, acompanhamos uma relação que de simples tem muito pouco, enquanto os dois personagens se cruzam à entrada e saída do apartamento onde vivem com os seus pares inconspícuos, e começam uma intimidade que leva ao amor, e um amor que não leva a lado algum.

São estes filmes que fazem do cinema oriental uma arte à parte. Não são necessárias muitas palavras, nada é explícito ou dramático. Tudo parece mais controlado, ao mesmo tempo que esconde uma profundidade que só pode ser reconhecida nos olhares profundos destes dois maravilhosos actores. Enquanto isso, Kar Wai vai movimentando a sua câmara por sítios inóspitos e recantos da casa que nos dão a sensação de estar a espreitar por um mundo que não é o nosso. Por vezes é difícil perceber se este tipo de realização nos aproxima mais dos personagens, ou se é feita para nos afastar e deixá-los mexerem-se livremente, escapando aos olhares de transeuntes mais curiosos.

O filme aparece em 24º lugar na classificação da Sight and Sound dos melhores filmes de sempre e, por alguma razão, isso não me surpreende. Não sei se é pela qualidade dos actores, pela realização de mestre ou pela banda sonora repetida até deixar de ser do filme e passar a ser nossa, mas a verdade é que merece um lugar na história e uma carta verde para amantes - do cinema, e não só.

2 comentários:

  1. Este filme é assombroso. E um dos favoritos de sempre da minha mulher, há um poster maravilhoso cá em casa, lol.

    ResponderEliminar
  2. Um poster deste filme tem tudo para resultar!

    ResponderEliminar