quarta-feira, 5 de junho de 2013

Searching for Sugar Man

Realização: Malik Bendjelloul
Argumento: Malik Bendjelloul
Elenco: Stephen Segerman, Dennis Coffey e Mike Theodore

Conhecem a antecipação de um espectáculo memorável? Aquele raro momento no início de um concerto em que a voz do vocalista solta a primeira nota e ela percorre o público como um arrepio de electricidade. O momento em que todos sabemos pertencer à mesma época, aos mesmos ideais e nos sentimos em harmonia com o mundo e sorrimos às pessoas à nossa volta porque sabemos que estão a pensar o mesmo que nós. A certeza de que, seja o que for que o vocalista vá dizer, está certo e pertence-nos - a este espaço e a este tempo. Isto são sentimentos especiais, talvez os tenhamos uma vez na vida, talvez nunca saibamos o que é a não ser pelas descrições dos nossos pais. Sabemos que as canções de intervenção já não são o que eram, e que os anos '70 nos roubaram a possibilidade de lutar por alguma coisa. Um sítio foi excepção - Cape Town, África do Sul. O ano é 1998, e ficará para sempre marcado no coração dos Sul Africanos como o ano em que Rodríguez voltou dos mortos.

Esta é a história da procura por um mito. Um trabalhador de colarinho azul que, no início dos anos '70, gravou dois albúns de música folk que, apesar da sua genialidade, ficaram esquecidos na espuma do tempo. Pelo menos, assim foi nos EUA. Ao mesmo tempo, no continente negro, estes albúns ajudavam na luta contra o apartheid, fazendo uma revolução cultural que acompanhou uma revolução política. Enquanto tudo isto acontecia, boatos surgiam da morte do cantor Rodríguez e, assim, sem as vantagens da Internet e do Google, Sixto Rodríguez foi idealizado como mais um mártir do rock, e esquecido por todos - excepto dois homens.

Searching for Sugar Man é o documentário do ano, não há dúvidas disso. É tudo aquilo que um documentário deve ser: factual, emotivo, denunciador, político, cultural, íntimo - importante. A tudo isto, juntamos a novidade maravilhosa da música de Rodríguez, a possibilidade de divulgar um gigante do folk que nunca o chegou a ser. E o contraste entre a neve e as fábricas de Motor City Detroit, Michigan e o sol, mar e movimento de Cape Town espelham na perfeição as duas vidas de Rodríguez. Sentimos na pele aquilo que o lendário Sugar Man terá sentido mas, mais importante, sentimos o que fez sentir. Afinal de contas, que mais pode um artista querer?


Golpes Altos: Banda sonora, contextualização política, trabalho de investigação. Um grande documentário.

Golpes Baixos: Em todos os documentários, corre-se o risco de se entrevistarem pessoas pouco autênticas. São passos necessários, mas que por vezes deixam um sentimento amargo. Este filme tem alguns.

2 comentários:

  1. Vivemos numa época de luta. O que pode acontecer, e acontece por vezes, é que estando dentro dela não a vimos a não ser que estoire mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim mas a luta é outra. A luta hoje é conseguirmos inserir-nos no sistema e não ir contra ele!

      Eliminar