Realizadora: Kathryn Bigelow
Argumento: Rick King, W. Peter Iliff
Actores: Keanu Reeves, Patrick Swayze, Gary Busey
100% Pure Adrenaline!
O Point Break é um filme que adoro. Não só é a prova de que podemos ver o Gary Busey quase sóbrio, ao contrário do que temos visto recentemente, como é também um hino à adrenalina adolescente e pós-adolescente.
A história é básica... Johnny Utah, um polícia novato (Keanu Reeves) começa a perseguir pela mão do polícia mais experiente Angelo Pappas (Gary Busey) um grupo de assaltantes de bancos que actuam apenas meio ano e que têm o rabo branco mas o resto do corpo bronzeado. Atacam mascarados de Presidentes dos EUA. Isto é suficiente para colocar a hipótese de serem surfistas e o nosso novato infiltra-se no grupo mais radical da zona para confirmar a teoria do experiente.
Teoria confirmada, começa o envolvimento emocional do novato com o grupo e especialmente com uma miúda do grupo (quem diria...). Com isto, tudo fica complicado e acima de tudo meio descontrolado acabando com algum sangue e uma onda gigante, a aclamada "Big Kahuna".
O resto? O resto é boa onda, adrenalina, queda livre, rock & roll, drogas, gajas, sexo, assaltos, dinheiro, porrada, polícias bons, polícias maus, perseguições a pé, perseguições de carro, tiros, sangue enfim... uma panóplia de ingredientes que estão sempre presentes num bom filme de ação.
Espera... eu disse "bom filme de ação"? Disse... Disse porque acho mesmo. A história é irrepreensível e o filme desenrola-se com uma naturalidade assinalável. Pouco se pode apontar ao filme no que toca a estrutura e no que toca a narrativa... Tecnicamente? Claro que terá falhas... Mas quero lá saber da realização deste filme ou da fotografia... Quero é ver o que se vai passar a seguir e a seguir mesmo que seja previsível. Quero é ver as ondas, os momentos de adrenalina, a interessante tensão quando o Bodhi (Patrick Swayze) já sabe que o Utah é Polícia, quero é perceber como é que vão resolver isto!
Keanu Reeves é bom actor? Não, não é e nunca foi. Não tem UM grande papel na carreira embora tenha alguns bons filmes (coisas diferentes). Na verdade, o melhor papel dele para mim até é no quase desconhecido Thumbsucker.
Patrick Swayze era bom actor? Claro que não... As mulheres muito por culpa do Dirty Dancing não devem concordar comigo, no entanto era um rapaz bastante limitado.
Ainda assim, fazem uma excelente dupla neste filme.
"If you want the ultimate, you've got to be wiling to pay the ultimate price. It's not tragic to die doing what you love."
Fucking Shakespeare!
Golpes Altos: História, Adrenalina, "Coolness", Ondas e Piadas do Angelo Pappas (Gary Busey).
Golpes Baixos: Actores e roupas dos anos 90.
Subscrevo este guilty pleasure! Cena de skydiving ÉPICA!
ResponderEliminarEssa e a cena final da libertação para o gajo apanhar a Big Kahuna...
ResponderEliminarTambém curto isto!
ResponderEliminarboa rubrica, boa surpresa.
ResponderEliminar